sábado, 7 de abril de 2018

REFLEXÕES SOBRE SAGRADA ESCRITURAS: “Bem-aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça” O CRIME DE SEDIÇÃO


REFLEXÕES SOBRE SAGRADA ESCRITURAS: “Bem-aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça” O CRIME DE SEDIÇÃO




Jesus Cristo nasceu em Belém, na Galileia, e passou grande parte da sua vida na cidade de Nazaré, mas também esteve no Egipto com a sua família carnal nos primeiros anos da sua vida juvenil fugidos da perseguição instaurado pelos Romanos na Galileia. Com cerca de 30 anos de idade, iniciou o seu ministério divino com a pregação itinerante. O poder das suas palavras e a sua mensagem religiosa congregaram em seu redor um número cada vez maior de discípulos e seguidores.


Ele é o “Messias”, o “Primogênito filho de DEUS”, aquele que o povo Judeu esperava para o liderar, os seus ensinamentos entraram em conflito com as doutrinas estabelecidas, tornou-se alvo de uma hostilidade crescente da Igreja primitiva judaica daquela época.


Jesus Cristo entrou triunfalmente em Jerusalém pouco antes da páscoa, acompanhado por uma multidão de seguidores, causando grande agitação na cidade. Preso por ordem das autoridades religiosas Judaicas, foi condenado por blasfêmia e entregue aos Romanos, potência ocupacionista ou colonizadora daquela época, com a acusação do crime de SEDIÇÃO perante o império.


Ouvido pelo procurador romano Pôncio Pilatos, que não encontrou crime nele, mas foi condenado à morte e crucificado.


Eis aqui o sermão da montanha, proferido por ele perto da cidade de Cafarnaum, na Palestina de acordo com as Escrituras Sagradas no Evangelho de S.Mateus.

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a DEUS.

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de
DEUS.
Bem-aventurados os que sofrem perseguições por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sereis vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande a vossa recompensa nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há-de salgar? – para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.

Nem se acende a candeia para alumiar e se coloca debaixo do alquire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.


Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas para cumprir.

Porque, em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus.

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Ouvistes que foi dito aos antigos: «Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo».

Eu, porém, vos digo que, qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra o seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser louco, será réu do fogo do inferno.

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali, diante do altar, a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com o teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz ao oficial, e te encerrem na prisão.

Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.

Ouvistes que foi dito aos antigos: «Não cometerás adultério».

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher, para a cobiça, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

E se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

Também foi dito: «Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite».

Eu, porém, vos digo, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa da prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: «Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor».

Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis de maneira nenhuma; nem pelo céu, que é o trono de DEUS, nem pela terra, porque é o escabelo dos seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.

Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: «Sim, sim; não, não», porque o que passa disto é de procedência maligna.

Ouvistes que foi dito: «Olho por olho, e dente por dente».

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.

E ao que quiser pleitar contigo e tirar-te a túnica, dá-lhe também a capa.

E se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

Ouvistes que foi dito: «Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo».

Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos Céus, pois ele faz que o seu sol se leante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

Pois, se amardes os que vos amam, que recompensa havereis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os publicanos também assim?

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás não tereis recompensa do vosso Pai que está nos céus.

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Mas quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente.

E quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé, nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.

E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis a eles, porque o vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.

Portanto, vós orareis assim:

«Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Porque vosso é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amén».

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas.

E quando jejuardes, não vos mostreis contristados, como os hipócritas que desfiguram os rostos para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Porém, tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o rosto, para que não pareças aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em oculto; e teu Pai, que vê em oculto, te recompensará.

Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.

Mas acumulai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.

Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a DEUS e a MAMONA.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vistir. Não é a vida mais que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros, e o vosso Pai celestial alimenta-as. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: Não trabalham nem fiam.

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: «Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?», porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas.

Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.

Basta a cada dia o seu mal. Não julgueis para que não sejais julgados. Porque, com o juízo com que julgardes, sereis julgados e, com a medida com que tiverdes medido, vos hão-de medir a vós. E porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que esta no teu olho? Ou como dirás ao teu irmão: «Deixa-me tirar o argueiro do teu olho», estando numa trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe, e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre. E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão seu filho, lhe dará uma pedra? E pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará bens aos que lhos pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encon-trem.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: «Senhor, Senhor!» entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: «Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muita maravilha?».

E então lhes direi, abertamente: « Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade».

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e sopraram ventos, e combateram aquela casa; e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e sopraram ventos, e combateram aquela casa; e caiu, e foi grande a sua queda.