terça-feira, 24 de abril de 2018

PROTETORADO DA BECHUANALÂNDIA ACTUAL BOTSWANA


PROTETORADO DA BECHUANALÂNDIA ACTUAL BOTSWANA


Botswana era conhecido anteriormente como Protectorado da Bechuanalândia, nome que foi dado pelos ingleses em 31 de março de 1885 após a conquista desse território. O território permaneceu com o nome de Protectorado da Bechuanalândia até à sua independência no dia 30 de setembro de 1966 e desde aí que se chama 'Botswana'.


Botsuana ou Botswana, oficialmente República do Botswana / Botsuana (em tswana: Lefatshe La Botswana), é um país sem costa marítima da África Austral.



 Anteriormente o protectorado da Coroa britânico chamado Bechuanalândia, adoptou seu novo nome após tornar-se independente, em 30 de setembro de 1966.


Desde sua independência, o país teve governos democráticos e eleições ininterruptas, sem sofrer qualquer golpe de estado. Sua capital é Gaborone uma das mais lindas cidades na região da Africa Austral pela sua localização na imensidão do deserto, que é também a maior cidade do país.


O relevo do Botswana é plano e sua superfície é coberta em até 70% pelo deserto de Kalahari. Faz fronteira com a África do Sul a sul e sudeste, a Namíbia a oeste e ao norte e o Zimbabwe a nordeste. Sua fronteira com a Zâmbia ao norte, perto de Kazungula, não é bem definida, mas uma curta faixa de aproximadamente 750 metros, ao longo do rio Zambeze, com travessia feita por ferry-boat, é comumente usada para marcar a fronteira com este país.


O Botswana é um dos países mais escassamente povoados no mundo, sendo habitado por pouco mais de 2 milhões de habitantes.


Quando conquistou a independência do Reino Unido, em 1966, a nação era uma das mais pobres do mundo, com um PIB per capita de cerca de US$ 70 por ano, ou seja, 0,16 USD dia.


Desde então, o Botswana transformou-se numa das economias de mais rápido crescimento no continente, com um PIB per capita de cerca de 16.400 US$ em 2013, mais de 44 USD dia, um alto rendimento nacional bruto, o quarto maior da África, dando ao país um padrão de vida modesto.


Botswana é um membro da União Africana, a Comunidade para o Desenvolvimento da Africa Austral, da Comunidade de Nações e das Nações Unidas.


 Apesar de sua estabilidade política e relativa prosperidade socioeconômica, o país está entre as mais atingidas pela EPIDEMIA do HIV/AIDS/SIDA, sendo que cerca de um quarto da população esteja infectada.


Botswana é independente há 52 anos, o Reino Unido não deixou este protectorado ser anexado a qualquer dos seus vizinhos porque fala inglês... Tal como as colônias Espanholas na America Latina.


Portugal nunca soube defender os seus protectorados, é o mau exemplo de todos os tempos.