domingo, 22 de abril de 2018

ANGOSAT-2, SATELITA DA DESGRAÇA COMEÇA A SER CONSTRUÍDA NA RÚSSIA COM O DINHEIRO DE TODOS NÓS


ANGOSAT-2, SATELITE DA DESGRAÇA COMEÇA A SER CONSTRUÍDA NA RÚSSIA COM O DINHEIRO DE TODOS NÓS





O Angosat-2 começa a ser construído na terça-feira, embora não tenha sido  ainda anunciada a situação do primeiro satélite,  o Angosat-1, lançado a 26 de Dezembro de 2017, no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.


Numa longa entrevista ao Jornal de Angola,   que é publicada amanhã, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação,  José Carvalho da Rocha, assegurou que o novo satélite deve ser entregue às autoridades angolanas dentro de ano e meio.


O ministro Carvalho da Rocha garante que o próximo satélite terá mais capacidade  e será mais sofisticado do que o  seu antecessor. Admitiu, no entanto, que  se “registaram perturbações” no funcionamento do Angosat-1 desde o início.


 De acordo com os termos do contrato, a criação  do novo satélite não envolverá quaisquer custos para Angola,  já que  o primeiro está coberto por um seguro de 121 milhões de dólares, valor suficiente para a construção de um outro.


A avaliação definitiva do Angosat-1 será feita amanhã, em Luanda, em conferência de imprensa. Para o efeito, encontra-se desde ontem,  na capital angolana uma equipa técnica da Roscosmos, consórcio espacial estatal da Rússia que  construiu o primeiro satélite angolano.