quinta-feira, 26 de abril de 2018

JUPLE - FORÇA MOTRIZ DA REVOLUÇÃO LIBERTADORA DO REINO LUNDA TCHOKWE


JUPLE - FORÇA MOTRIZ DA REVOLUÇÃO LIBERTADORA DO REINO LUNDA TCHOKWE


Passados 43 anos da Independência em 1975 e, 27 anos, desde instauração de Estado democrático e de direito em Angola, o território Lunda Tchokwe – as províncias coloniais angolanas da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Kuando Kubango (1975 – 2018), ainda são governados num ambiente da ditadura, com excessivas limitações de liberdade de expressão, associados com inúmeros casos de violação do direito a integridade física, direito a vida, acesso e gestão de terra e água, a educação, Saúde e extrema pobreza.


O Território do Reino Lunda Tchokwe apesar de ser rica em diamante e outros mineiros, comparativamente com as regiões de Angola, o território é mais atrasado em termos de desenvolvimento sócio econômico adicionado com a fraca abertura democrática, o analfabetismo que ronda acima dos 85%, o obscurantismo crescente que colocou as populações na total ignorância da domesticação do regime.


Todas as iniciativas que tendem criar organizações da sociedade civil, que visam promover direitos humanos e o exercício da cidadania são combatidas energicamente e são tidas contra governo de Luanda. Entende-se que, para o governo angolano, manter aquele povo na ignorância passa ser vantagem para sua governação colonial. E os partidos políticos da oposição quase ou nada fazem para mudar o quadro, temendo actos de repressão policial.


Os cidadãos Lunda Tchokwe, sobretudo a juventude, devem desenvolver a capacidade de indignação colectiva perante os abusos sistemáticos que se cometem contra as nossas populações e que afrontam toda a sociedade.


Os interesses econômicos internacionais e patrimoniais do regime Angolano na Lunda Tchokwe não podem subjugar, por muito mais tempo, a vontade suprema de todo um povo e um Reino conhecido Mundialmente.


A JUVENTUDE LUNDA TCHOKWE, durante muitos anos serviram o exercito colonial angolano, e dela obtiveram como prêmios: mutilação, amputação, perca de visão, senão a morte e enterros em valas comuns sem dignidade, não tiveram a possibilidade de serem educados no ensino de qualidade, a vida retrocedeu para la dos anos 40  e 30 do século passado, abandonados na generalidade, não lhes reservaram emprego na vida civil e tornaram-se pedintes e donos de contentores de lixo para sobrevivência do dia a dia.


A JUVENTUDE LUNDA TCHOKWE, amordaçada, maltratada, vitima de ter nascido Lunda, aquela que é abatida como animais, perseguida e morto em campos de garimpo, objecto de violação sexual aos apetites da Elite colonizadora, usada humildemente para encherem comícios eleitorais de perpetuara a colonização, aquela que não tem futuro e proibida de pensar da sua própria vida.


Essa Juventude, nossos compatriotas e concidadãos, não têm alternativa, senão a de afiliarem-se no amplo Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe por intermédio da JUPLE.



A JUPLE – JUVENTUDE PATRIOTICA LUNDA TCHOKWE é a força motriz da Revolução libertadora da Nação e o Reino Lunda Tchokwe, a responsável da luta para a consciencialização do povo os grandes desafios que virão a breve trecho, a instauração da nossa dignidade como um Estado no contexto das Nações e o desafio do desenvolvimento num território onde nada existe; desde as estradas, aos caminhos de ferro, das fabricas, aos hospitais e escolas e a segurança alimentar, etc., etc.


A JUPLE – JUVENTUDE PATRIOTICA LUNDA TCHOKWE, tem este potencial de ultrapassar todas as barreiras intimitatorio do regime colonial, esta organizada e coesa em torno dos ideais do Movimento do Protectorado como  guia inquestionável da luta e da emancipação do povo Tchokwe a sua Autodeterminação.


O MPLT e a JUPLE, é o garante da Independência e, de assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos étnicos, raciais ou regionalistas, fundada na harmonia social e comprometida nos valores universais que são os direitos invioláveis e inalienáveis da pessoa humana, respeito pelas diversas tradições, determinados a promover o progresso econômico sustentável do nosso Reino Lunda Tchokwe e do reforço da coesão da sociedade etnolinguistico do nosso território e da protecção dos direitos humanos e do meio ambiente.


A força motriz primeira do nosso Reino Lunda Tchokwe – JUVENTUDE PATRIOTICA, reconhece em cada cidadão, uma inegável potencialidade, UNIDOS, PATRIA OU MORTE VENCEREMOS!
JUVENTUDE LUNDA TCHOKWE, PRESENTE!..