segunda-feira, 23 de abril de 2018

PROCURADOR DO CUANGO EXIGE 125.000,00 KZ AOS 5 ACTIVISTAS DO PROTECTORADO PRESOS NO DIA 14 DE ABRIL PARA DAR SOLTURA


PROCURADOR DO CUANGO EXIGE 125.000,00 KZ AOS 5 ACTIVISTAS DO PROTECTORADO PRESOS NO DIA 14 DE ABRIL PARA DAR SOLTURA




Na passada semana ouvimos do Ministro do Interior Ângelo Veiga Tavares, a pedir dos efectivos da Policia Nacional e dos Serviços de Investigação Criminal, de primeiro investigar e depois prender, o que tem sido contrário no território colonial da Lunda Tchokwe.


Aqui os efectivos da PN e do SIC sob encobrimento dos Procuradores, e na base da crise financeira que assola todas as famílias, aproveitam-se dos instrumentos jurídico da lei que tem para brincar com a sociedade, extorquindo algumas migalhas de trocos sujos em nome da Lei.


Os 5 Activistas do Protectorado do Reino Lunda Tchokwe, que no dia 14 de Abril do corrente ano, a PN de Cafunfo prendeu sem motivo nenhum, e, ainda agrediram brutalmente, em conseqüência disto, vendo que o cidadão Antonio Castro Kassongo se encontrava gravíssimo, tentaram esconder o mesmo numa outra Unidade.


Não fosse a pronta intervenção dos familiares e da Liderança do MPLT que em tempo oportuno denunciaram o seu desaparecimento, a Policia do CAFUNFO/CUANGO teria a coragem de o terem eliminado.


O PGR junto da PN do Cuango, depois do acareamento feito com os Activistas não encontrou motivos que os incriminasse, nem teria existido quaisquer  faltas com respeito contra a autoridade policial segundo argumentos falaciosos dos agentes que estiveram no acto.


O PGR não encontrou nenhum motivo, porque tem que exigir 125.000,00 Kz a pacatos cidadãos que por sinal são desempregados, fruto das humilhações porque é submetido o povo Lunda Tchokwe pelo regime de Luanda desde 1975, quando a Lunda foi anexada a Angola.


Quem deveria pagar ao Procurador Municipal Sr Pedro Magalhães os 125.000,00 Kz são os Agentes da Policia de Cafunfo/Cuango que ele tem encobrindo nos actos criminosos contra a população que os mesmos têm vindo praticando.


Não há como os Activistas pagarem estes 125.000,00 KZ


O facto dos Agentes da Policia do CAFUNFO/CUANGO terem agredido os Activistas, terem esfaqueado o Cidadão Estevão e terem violentado o cidadão António Castro Kassongo e ainda o terem escondido, por si é crime punível e condenável por esconderem provas, por abuso de poder entre outros crimes por estes praticados inclusive expulsão no seio da Policia Nacional.


Como se poder explicar, o cidadão é preso na rua sem motivos, é levado para a cela sem nunca ter praticado crime nenhum e, é lhe cobrado dinheiro para sair da cadeia injusta?


Em Angola e, sobretudo na Lunda Tchokwe, continua a impunidade, continua as violações dos Direitos Humanos e outras práticas nocivas a convivência Pacifica entro os povos heterogêneos.


Por Cajiji