sábado, 6 de setembro de 2014

PARTIDO BLOCO DEMOCRÁTICO ENCONTROU-SE COM A PRESIDÊNCIA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

PARTIDO BLOCO DEMOCRÁTICO ENCONTROU-SE COM A PRESIDÊNCIA DO MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE



Altos dirigentes do Bloco Democrático realizam encontro com A Presidência do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, movimento que reivindica a Autonomia daquele território; Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte.




Encontro presidido por Filomeno V. Lopes e José Mateus Zecamutchima, Secretario geral do BD e Presidente do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, respectivamente.


As partes passaram em revista a situação Politica de Angola no geral e em Particular a situação da Violação dos Direitos Humanos em Angola, sobretudo dos relatos vindos da região diamantífero do Cuango e Cafunfo, onde nos últimos tempos, garimpeiros e a Policia Nacional envolveram-se cenas de vandalismo, no que resulto em vítimas mortais e cerca de 23 elementos presos.


O Presidente do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, José Mateus Zecamutchima, informou aos seus interlocutores, as razões da luta do povo Tchokwe sobre a sua Autonomia de Angola.


Informou também que fora endereçada uma carta a 10ª Comissão da Assembleia Nacional e ao Governo Angolano, sugerindo a criação de uma Comissão Multisectorial de Inquérito e Investigação de assassinatos impunes dos últimos 5 anos que vitimaram vários cidadãos indefesos na Lunda-Norte.


Para esta empreitada, o Movimento do Protectorado, quer contar com a anuência dos Partidos Políticos Angolanos, das Organizações da sociedade civil, sobretudo aquelas de defesa dos Direitos Humanos.


A questão do Meio Ambiente e sua devastação, foi outro tema de extrema importância, tratada neste encontro do BD e o Movimento do Protectorado, que abrange a região da Africa Austral no geral.


A fome, a pobreza, as intolerâncias políticas, a perseguição do Movimento Revolucionário, as prisões arbitrárias, entre outros assuntos, foram analisadas neste encontro de extrema importância.


No âmbito específico dos Direitos Humanos; a Presidência do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, tomou conhecimento do relatório do Grupo de Trabalho de Monitoria dos Direitos Humanos em Angola – GTMDH e da reunião do Alto Comissariado da ONU sobre a matéria que terá lugar em Genebra em Outubro de 2014.