quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MUATCHISSENGUE MUATXITAMBUIA SAI ILESO DE UM ATENTADO DE ASSASSINATO

MUATCHISSENGUE MUATXITAMBUIA SAI ILESO DE UM ATENTADO DE ASSASSINATO



De acordo com o senhor Nzovo Mukapi um dos membro afecto a real corte do Reinado Lunda Tchokwe, Muatchissengue Watembo Muatxitambuia, sofreu um atentado de assassínio por agentes do governo na sua localidade, a região histórica do Itengo a cerca de 56 Km a norte da cidade de Saurimo.


Muatxitambuia é membro da família e linhagem real Lunda Tchokwe, divide o Reinado com o seu tio Alberto Dumba Mwakawewe actualmente o Rei.


Segundo informações, elemento com fardamento da Policia Nacional, abordaram sua Majestade Muatxitambuia perto do rio Itengo, quando este estava sozinho, um dos agentes apontou-lhe uma pistola, não fosse pronta intervenção de alguns populares que por ali estavam a passaram, o que fez que tais criminosos fugissem.


Muatxitambuia, disse que eram 4 indivíduos bem fardados, mas nunca os tinha visto naquelas matas. Alias, a zona do Itengo e a vizinhança é área de exploração mineiras por parte do projecto Luo pertencente ao MPLA e a mina da ESCOM, o que pressupõem que a região é vigiada permanentemente por agentes de segurança das empresas mineiras.


Muatxitambuia, não apresentou oficialmente nenhuma queixa as autoridades policiais.



Por Ihulio em Saurimo