sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PARTIDOS ANGOLANOS EM CAMPANHA ELEITORAL IGNORAM A QUESTÃO DA LUNDA TCHOKWE


PARTIDOS ANGOLANOS EM CAMPANHA ELEITORAL IGNORAM A QUESTÃO DA LUNDA TCHOKWE


Estou há muitos anos na Espanha, tenho acompanhado de perto, sobretudo na imprensa internacional e em jornais online, a voz de América, a DW e a BBC, páginas de internet, nas vulgarmente chamadas redes sociais como Facebook, Twitter, e outros, noticias e informações bem dinâmicas sobre os conflitos em Cabinda lideradas pela FLEC e a reivindicação da questão da Lunda que espoletou a bem pouco tempo mas que já ganhou o seu lugar, no meu entender.


Eu esperava que os Partidos da oposição, devessem aproveitar a questão da FLEC em CABINDA e da QUESTÃO LUNDA para irem retirar votos da maioria das pessoas destas duas regiões de Angola que reivindicam os seus direitos e retirarem o favoritismo do MPLA.


O que vi nos manifestos e do pronunciamento dos líderes políticos da oposição foi totalmente diferente, ignoraram estas regiões, sem uma palavra de consolo nem referência, esperava mais da CASA-CE, da UNITA, do PRS embora esta formação politica continua a defender o federalismo, até quando lá chegar para implementar o seu projecto de governação, ainda vai precisar de voto destas populações e da FNLA.


Em 2011, estive nas Lundas pela primeira vez, em preparação da minha tese de Engenharia para a Industria Mineira, visitei muitos projectos de exploração de diamantes, falei com jovens mineiros e alguns dirigentes locais, todos eles eram a favor da reivindicação de Autonomia das Lundas, não escondiam isso.


Estive na localidade do LUZAMBA e falei com SECULOS ou Sobas como se diz em Angola, estavam maus, diziam eles que vão nos dar o nosso país, porque os nossos filhos que estudaram estão a reivindicar com o governo.


Esperava mais do Abel Chivukuvuku com o seu projecto CASA-CE, que deveria aproveitar as LUNDAS e fazer passar uma mensagem mais forte se dissesse alguma palavra de consolo para aquela região, porque ali o MPLA tem garras bem assentes no chão, ou será que com a presença do senhor Lindo Bernardo Tito, na CASA-CE esta tudo ganho nas LUNDAS?


Ontem vi no TPA Internacional, um outro partido novíssimo tal como nasceu a ND, o FUMA de António Muachicungo, antigo deputado do PRS e era um dos Vice-Presidente daquele Partido, mas agora nas vestes do novel Partido, ainda não li o seu manifesto, visitei o Club-k, Angola24horas e outros sites que falam das eleições em Angola não encontrei nada sobre o manifesto do FUMA.


Neste momento seria a hora da verdadeira reconciliação, momento de falar tudo e sem tabus, momento de se evitar conflitos no futuro, momentos de reconhecer qualquer anomalia por muito pequena que seja que o MPLA teria ignorado, a oposição é aqui que deveria aproveitar e dizer que irão Governar o país ouvindo a todos e que vão resolver qualquer diferendo, esta é a convergência que o povo quer.


Como é que vão convencer os CABINDAS e os LUNDAS para votarem nos vossos partidos se os vossos manifestos os ignoraram?  


Por Ernesto Kadiamuniko Sebastião em Espanha