terça-feira, 14 de agosto de 2012

ANTÓNIO CARLOS SUMBULA, PCA DA ENDIAMA, CONTRARIA JES NO SEU DISCURSO DIA 9 DE MARÇO DE 2012 NO DUNDO


ANTÓNIO CARLOS SUMBULA, PCA DA ENDIAMA, CONTRARIA JES NO SEU DISCURSO DIA 9 DE MARÇO DE 2012 NO DUNDO


António Carlos Sumbula, disse a TPA2 que com estes projectos será possível a reconstrução das estradas entre Luena á Saurimo, e desta a Dundo até Malanje, contrariando o discurso do Presidente José Eduardo dos Santos Proferido no dia 9 de Março de 2012, no Dundo, quando ele disse que os diamantes da Lunda não serviam para a construção da estrada entre Xá-Muteba até Saurimo e desta entre Luena e Dundo.



CONCESSÃO MINEIRA DO TCHEGI


Um contrato de exploração da concessão mineira do Tchegi foi assinado ontem (segunda-feira), em Luanda, entre a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama E.P) e os accionistas Escom Mining, a Somia, o consórcio mineiro do Tchegi, a Ysakama, as organizações BK, a Endiama Mining e a Hipergesta. 



O contrato estabelece a exploração de diamantes aluvionares na Lunda-Norte e na Lunda-Sul, numa área de 625 quilómetros quadrados. 


Neste acordo, Endiama Mining terá uma participação de 25 %, a Escom Mining (investidor) 40 %, a Somia 4% , o Consórcio mineiro do Tchegi 16%, a Hipergesta 6%, a Ysakama 2% e as Organizações BK 7%.        


Na fase de prospecção foi investido um valor de cerca de Usd 23 milhões e prevê-se no futuro investir mais Usd oito milhões. 


O projecto vai garantir 130 postos de trabalho directos.


O KIMBERLITO DE CATOCA PRODUZ (72,8%) DE TODOS OS DIAMANTES COMERCIALIZADOS EM ANGOLA



Uma fonte digna que acompanha o dossier “DIAMANTES EM ANGOLA”, confirmou nos, que o Kimberlito de Catoca a escassos 30 Km a norte da cidade de Saurimo, produz mais de  (72, 8%) do volume de todos os diamantes produzidos em Angola, contrariando desta forma o pronunciamento feito pelo Sr Presidente da Republica Eng.º José Eduardo dos Santos, no dia 9 de Março de 2012, no Dundo quando disse que: “os diamantes produzidos na Lunda, não valiam absolutamente nada para a construção da estrada entre Xá-Muteba até Saurimo, desta ao Luena ou até o Dundo”.



Os projectos mais produtivos são Kamutue 1 e 2, produz 300 milhões de dólares/ano, Luó produz 228 milhões de dólares/ano a mina do MPLA, Kamatchiya e Kamajiko produzem 25 milhões de dólares/ano, Lumina produz 240 milhões de dólares/ano, ambos estes projectos superam um total de mais de 800 milhões de dólares ano, será facilmente bem calculado o valor dos 72,8% que Catoca produz anualmente.



A nossa fonte na altura, não havia fornecido os resultados dos Projectos CATOCA, TCHITOTOLO, SML, Projecto Cuango, Alto Cuilo, Projecto Luangue, Lunguena, etc., hoje temos os dados de CATOCA.