quarta-feira, 29 de agosto de 2012


ANGOLA - ELEIÇÔES 2012: - Questão de vida ou Morte! (II)



Inegavelmente as eleições previstas para este ano, serão indubitavelmente «uma questão de vida ou de morte», quer para o partido no poder quer para a oposição real. Após o pleito, será decidido qual deles sobreviverá.





BARRIL DE PÓLVORA


O MPLA-JES, aposta tudo por tudo, na descarada e gigantesca FRAUDE para se manter no poder, pois esta consciente de que a onda contestatária que grassa no País é muito superior a que motivou a queda de Ben-ali da Tunísia (que deu inicio a primavera árabe), que justificou o escritor Pepetela a classificar – a tamanha insatisfação popular atual - de; Barril de pólvora.


MPLA-JES, está consciente de que foi incapaz de resolver com êxito “os problemas que estamos com ele” que agora são milhões, em tudo onde pomos a «vista em cima» só vemos problemas, traduzido em bárbaro e indescritível SOFRIMENTO: miséria endémica, desemprego cronico, saneamento quase-inexistente (causa de milhares de óbitos, e outros males epidémicos), FOME etc., etc.


Assim o MPLA, pretende fazer uma mea-culpa, pois esta consciente de que os ‘ditos’ quadros a quem confiou múltiplas tarefas, para a solução das questões acima, ao invés de resolver as mesmas, trataram de se locupletarem dos diversos e generosos ‘orçamentos’ – não convenientemente fiscalizados - para fins individuais, realizando obras descartáveis puramente de fachada, “para a Suzana ver”. – Assim precisam de mais um mandato, para sob a direção de um alegado “estranho” aparentemente não comprometido com ninguém do CCC (Comité Central da Corrupção), com o qual não têm “nenhuma relação”, para pôr ordem na CASA, para recuperar a credibilidade perdida, virando esta, completamente ao avesso, “que deixará boquiaberto muito boa gente”.


A CNE, obedecendo milimetricamente as “ordens superiores”, grão a grão, foram enchendo o papo, isto é cumprindo com as varias etapas da fraude e do cenário politico a estabelecer pós-fraude/eleições. Hoje, a cerca de 48 horas para as realizações do pleito, pelo que tudo indica, a CNE propositadamente, ainda não respondeu formalmente as “questões” expostas pela UNITA.


A manifestação convocada pela UNITA, para o dia 25, pelo que tudo indica até ao momento, foi um êxito em todo o País, mas não permitiu aos Líderes da UNITA, se pronunciar expressamente; “se avançam com as eleições ou boicotam as eleições”. Samakuva, no largo da família, deixou antever um cenário semelhante (manifestação) para terça-feira, desta feita para avançarem para o edifício da CNE, na eventualidade de: (i) a CNE não satisfazer as exigências legais da UNITA (ii) ou a CNE, se mantiver ‘quedo e mudo’ como até aqui.


Melhor seria para a UNITA, se preparasse a manifestação do dia 25, para um “non-stop”, para forçar a CNE e o MPLA-JES a pronunciar-se de uma vez por todas.


Alias, as restantes forças politicas, mui principalmente o MPLA e a CASA de AC, recearam este cenário, por isso as seguintes reações, abaixo relatadas: 


Manifestação da UNITA, é um golpe a democracia”- Almirante Miau. “Fazer manifestações em plena campanha eleitoral, é um erro imperdoável”. – Bento Bento. “A manifestação da UNITA, é um erro gravíssimo, um golpe contra a democracia”. – Jorge Valentim. "Há formas inesgotáveis e temos de usar o caminho da paz para inverter o regime atual … Prefiro uma Paz injusta do que uma guerra injusta". – Marcolino Moco. "Votem, cumpram o processo cívico e de modo algum ponham o processo em causa, porque não se pode branquear tudo o que está para trás". – Fernando Pacheco (FP).



É verdade, que ficamos a conhecer melhor o ‘profundo’ pensamento de alguns políticos como MM e FP, eles AFINAL, são militantes do MPLA-JES, não nutrem uma completa simpatia pela Democracia real e pratica, pretendem apenas a saída de JES, da direção do MPLA e nada mais; MPLA no poder, sem JES é o que eles sempre almejaram.


O MAQUIEVELICO PLANO DE JES



JES – não o MPLA, como muitos defendem - fez um secreto acordo com Abel Chivukuvuku (AC), o comportamento deste, assim o prova e denuncia abertamente.


AC construiu sob a bolsa de JES – do erário público – uma casa abastada, comprando e alugando imponentes edifícios, e fazendo uma publicidade concertada com o espirito de momento; Mudança. AC assegurou tão logo depois da constituição da sua coligação, de ‘boca cheia’ ao eleitorado, que “agora” finalmente chegou ‘alguém’ que iria pôr JES em sentido e mandar o MPLA-JES para a oposição. – Mas não nos foi dado a ver, nenhuma medida/ação pratica nesta direção, tudo não passou de um bem estudado e estruturado “parlapiê”.


AC.- Manteve-se agarrado por muito tempo (tudo planificado), no ‘balão’ que soltou para o ar qual “varinha mágica” para minimizar a fraude, que causou “estragos irreparáveis” na oposição, a UNITA por um tempo, ficou distraída a “olhar para o balão” corrigindo mais tarde tal imperdoável distração, mas outros, como o PRS… deixaram-se definitivamente deslumbrar pelo colorido e garrido ‘balão’ mantido suspenso no espaço.


AC.- Agora, depois de o ‘balão’ ter alcançado os objetivos preconizados, passou – no momento exato - a fazer coro com a UNITA, quanto as reivindicações da organização do pleito, mas tratou de “desminar” o conteúdo das reclamações da UNITA. Tratou de reivindicar certos aspectos do conjunto dissertado pela UNITA, que a CNE, poderá “ceder”, demonstrando uma cínica “flexibilidade”, AC vai posteriormente fazer uma declaração, dando-se por satisfeito e vai declarar que “finalmente estão reunidas as condições para o pleito” ou vai minimizar uma vez mais aquilo que é evidente a todos, com tal anúncio, restará a UNITA, duas opções, (i) participar mesmo com a anunciada FRAUDE (ii) Não participar – Boicotar (?!)


PARTICIPAÇÃO DA UNITA NAS ELEIÇÕES


Se a UNITA participar no pleito, apesar de a lei prever reclamações 24h depois – tal como nos disse FP - tais não terão efeitos, conhecendo como conhecemos a total partidarização dos tribunais, apenas MM, FP e companhia limitada acreditam nos tribunais.


Ora, não podemos indicar o exemplo do “caso Suzana da Oma”, pois neste caso, - embora dentro do plano maquiavélico, o TS não teve outro remedio, o caso era evidente ‘por demais’ – foi determinante a pressão popular, sob a liderança da UNITA, por outro lado a Suzana, tinha cumprido a missão.


Aliás tal cenário já está sendo construído e exibido ao público, forçam ou ‘montam’ banhos de multidões que na visão da comunicação social, rodeia o chamado “candidato do povo” (no Angola fala-só, do passado dia 24, o representante do MPLA-JES, mencionou astutamente tal, solicitando ao Santa-Rita, “veja as imagens da TV”), e chamadas de atenção ou pedidos ao eleitorado: “queremos maioria absoluta” ou ainda “os mentirosos serão apanhados nas urnas” dão subtil e antecipadamente a conhecer ao público, que a UNITA, receia ir sim ao pleito, para justificar uma derrota já por si conhecida.


A visita de JES á Benguela, antecedeu uma gigantesca preparação, mobilizaram meios incríveis, para “arrastar” milhares de cidadãos, de três províncias vizinhas de Benguela, muitos vieram inclusive de Luanda.


UNITA, reclama derrota apos o pleito indicando as irregularidades apontadas antes do pleito e a opinião pública dirá: “se sabia que o pleito estava viciado, PORQUE participou?”

Objetivo: ruina total da UNITA.


UNITA, NÃO PARTICIPA DAS ELEIÇÕES


Aplica-se nesta variante; “a emenda é pior que o soneto”. CASA-CE, cumpre aqui com o plano B, vai “arrecadar” um número considerável de deputados, e vai enfim… liderar a oposição no parlamento, para a cura da “dor de cabeça” de JES.


UNITA vai perder credibilidade. CASA-CE no parlamento vai fazer o ‘papel’ de uma muito dinâmica populista oposição, ‘indo’ (com a permissão de JES) até para ‘factos’ que a UNITA, nunca atreveu-se ‘ir’ – e pior – sendo bem-sucedido.

Objetivo: ruina total da UNITA.

SOMALIZAÇÃO: Abel Chivukuvuku


Causou admiração duas declarações de AC, uma elaborada no início da construção da CASA e outra nestes últimos dias. A primeira foi mais ou menos assim: “Tudo que vier acontecer em Angola… será da responsabilidade de JES” – muita gente ficou impressionado com tal musculada declaração, muitos irremediavelmente motivados por esta demonstração de ‘musculatura’ rumaram para o interior da casa. Muito recentemente, AC voltou a utilizar o célebre termo “somalização”, tal termo foi usado, muito astutamente com o objetivo de reunir inquebrantável protagonismo, para: (i) quando declarar que está satisfeito com a CNE ou com os resultados da fraude, todos acreditarem, ou levarem em linha de conta tal declaração (ii) desacreditar qualquer acto da UNITA, se ‘teimar’ em manifestar contra a CNE, ou contra o resultado da Fraude.


PÁTRIA: VIDA OU MORTE


O teatro á muito foi montado, para a morte da oposição real. UNITA como que por milagre, resistiu a todas as tentativas de implosão, infiltração na mais alta cúpula, com vista a “leva-la pelo beicinho”, por isso o plano de JES e amigos do peito/família, para manterem Angola arregimentada nos seus caprichos, sob uma “bateria muito pesada” de Fraude.


FNLA já era, a dor de cabeça era o ‘finado’ Ngola Kabangu, Ngonda é da Casa isto é, da família; CCC. O “enigma” PRS – Eduardo Kwangana (EK), hesita em fazer oposição séria e manter as mordomias que “esta com ela”, EK tem os dias contados, surgiu ou melhor “fizeram” aparecer o Muachicungu a Fumar, o futuro esta ameaçador, vão dizer-lhe; “o teu eleitorado, foi surripiado pelo Fuma!”. CPO, PAPOD e ND nem vale a pena ‘falar’ destes.


Teremos o reeditar de Cuba em Angola, e “passaremos nas calmas” para a monocracia, e desta feita para durar mais sangrentos 30 anos.


UNITA COMO REAGIR?


Só poderá ser com uma medida enérgica, uma manifestação geral, desta feita non-stop em todo o País. Chegou ao fim o tempo de calçar luvas de pelúcia.


Casa-ce parece enfim, ter despertado, mas é como digo “parece”, não vai por aí alem. Vai “pacificamente” as eleições apesar de ter emitido “rugido de leão”, só foi (agora sim) para “Inglês ver”.


ENTENDE-SE AGORA O PORQUE DA ELIMINAÇÃO DO BD,PP & PDP-ANA

Tal eliminação estava dentro dos planos, para a sobrevivência da Fraude, para alem do mais, não permitir que fizessem “Bloco” com a UNITA nesta luta singular, nesta batalha de vida ou morte, pela sobrevivência da democracia, que em abono da verdade, está moribunda.


Se durante toda esta Luta, a UNITA, tivesse um único partido da oposição real, a fazer parceria com ele, o MPLA-JES ver-se-ia obrigado a recuar, e a democracia estaria finalmente salva. Mas o CCC é uma instituição de peso e de gigantesca influencia, todos – menos um - sucumbiram sob as suas pesadas botas.


Domingos Bernardino Vilombo  --  ( Redactor do portal www.ponto-final.net )