quinta-feira, 22 de maio de 2014

QUE A “RAIVA” CONTRA A DESGOVERNAÇÃO DO MPLA-JES, NÃO SE TRANSFORMA EM “RAIVA” CONTRA ANGOLA! – POR ISOMAR PEDRO GOMES

QUE A “RAIVA” CONTRA A DESGOVERNAÇÃO DO MPLA-JES, NÃO SE TRANSFORMA EM “RAIVA” CONTRA ANGOLA! – POR ISOMAR PEDRO GOMES




Francamente isto de afirmar que Angola, esta a colonizar as Lundas, acho tal aberrante declaração, irresponsável e mina desnecessária e perigosamente os fundamentos da unidade do País e da construção do futuro da Nação (embora ainda no ‘casulo’).


Afinal, onde começa e termina Angola? Se vamos ‘lançar’ apelos destruidores como estes, estamos a mergulhar de ‘cabeça’ para a “Somalização” de Angola, a ‘buscarmos’ desenfreadamente a réplica da Síria, Iraque e assim por diante…


Quem esta a colonizar quem? Ou melhor que parte do território dentro das linhas fronteiriças que demarcam o País, esta a colonizar outrem? Luanda e os seus habitantes... os Umbundos? Francamente...


Por isso, pessoalmente nunca fui adepto do federalismo ou confederalismo ou “coisa que se pareça”, o facto de tal experiencia ter sido exitosa (?!) em alguns países de Africa, não quer dizer que o será de igual modo em Angola, como assim se alguns de ‘nós’ tiver já, tal pensamento ‘engavetado’ na mente!…


Respeito e oiço os argumentos de quem quer que seja, a favor de tal ‘teoria’ desde que faça tais argumentos dentro do respeito da unidade nacional e da constituição étnica do País…


Pessoalmente acho que há uma grande dissimetria no desenvolvimento do País, mas tal não quer dizer que por exemplo; “os Quimbundos estão a colonizar os Lundas” porque quer uns quer outros, sofrem as consequências da mesma (dissimetria) …


As populações ou povos em Cabinda, Lundas, Bacongos e quimbundos são de igual modo, vitimas da péssima governação encabeçada por JES…


Por favor, Não confundamos o MPLA com o inteiro País… acusa o MPLA de ‘desconseguir’ construir a Nação, não vamos nos apressar em ‘juntarmo-nos’ ao MPLA num tal despatriótico ‘esforço’…







Por : Isomar Pedro Gomes / ponto-final.net