terça-feira, 20 de maio de 2014

FILHOS TCHOKWES DE ORIGEM EUROPEIA CHAMADOS A DAR SEU CONTRIBUTO PARA O RESGATE DA AUTONOMIA DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE



FILHOS TCHOKWES DE ORIGEM EUROPEIA CHAMADOS A DAR SEU CONTRIBUTO PARA O RESGATE DA AUTONOMIA DA NAÇÃO LUNDA TCHOKWE




 Desde 2009 há 2014, a Presidência do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, recebeu cerca de 130 Cartas de instituições e individualidades singulares nascido na Lunda Tchokwe residentes na diaspora de descendências Europeus,  que abandonaram a terra que os viu nascer a mãe NAÇÃO Lunda Tchokwe em1975, quando Angola ascendeu a sua independência de Portugal.



Muitos destes nossos compatriotas, saíram de Serpa Pinto, Vila Luso e de Henrique de Carvalho,  com menoridades entre os 1 a 17 anos, para alguns, maioridade, sendo maior parte já eram adultos, foram forçados abandonar a terra que lhes viu nascer deixando muitas lembranças até porque muitos destes têm em memória, seus entes-queridos enterrados naquele território, que os faz lembranças dolorosas.



As Cartas procedentes de várias partes do mundo; desde África do Sul,  Portugal, Islândia, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Canada, USA, Brasil, Argentina, México, Áustria, Holanda, Itália, Açores e a Rússia.



As 130 missivas,  coincidentemente despertam o interesse de conhecer com profundidade a real história que tem sido publicado no Blogue do protectorado, de desconhecimento total quanto anexação da Nação Lunda Tchokwe à Angola no geral destes reafirmam o conhecimento de Portugal continental mais foram ofuscado a história dos protectorados de Portugal ultramarino. A África era desconhecida e agora estando preocupada. Destes muitos são académicos e investigadores, leccionam em Universidades de renomes Universal.



Muitos deles questionam os pré-conceitos discriminatórios sobre a cor da pele que foram alvos em 1975 quando a independência de Angola, receando serem um dia rejeitados ou igualmente considerados de Europeus, usurpadores, ou serem sacrificados com a possível xenofobia dos mais radicais do nosso povo. Questionam se o Movimento do Protectorado Lunda tchokwe é de carácter tribal. Alguns com extremismo influenciado pelas Instituições do regime Angolano abstêm pelo facto de desconhecer com profundidade a causa.  Em algumas missivas que assemelham-nos a força partidária do contexto angolano descrevem a aproximação do Movimento que reivindica da Autonomia da Lunda Tchokwe com as forças politicas angolanas (UNITA, PRS (....) ) e outras conotações menos abonatórias, por desconhecimento e inocência da evolução histórica e politica de Angola com relação ao território Autónomo da Lunda Tchokwe em parte fruto duma longa ausência e distanciamento dos nossos paisano na Diáspora.



Também foram muito os elogios, solidariedade, encorajamento e apoio moral na busca de Justiça e do resgate de valores Culturais para a dignidade do homem Tchokwe no âmbito das nações.


                                                                      
Para o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, Prevê se uma Lunda Tchokwe multirracial e multi-étnico dentro dos parâmetros universalmente acordados nos princípios básicos sobre os Direitos Humanos, quer para os que escreveram desfavoravelmente ou a favor, sendo ou não filhos Lunda Tchokwe, independentemente da sua cor, a sua aderência partidária, religiosa, vivendo no interior ou exterior do país, em que circunstância se encontra lá, não há espaço para a separação nem para a divisão que os nossos adversários políticos JES/MPLA quer aproveitar para nos distanciar dos nossos irmãos, respeitamos as contribuições de cada um de vós, firmes e unidos na diferença de opiniões para o orgulho da futura democracia Lunda Tchokwe.



O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe é flexível e aberto rumo a uma democracia de alternância pluralista, a crítica, a troca de experiências e de ideias, a transparência e a todas as contribuições susceptíveis para a garantia da continuidade, porque os homens determinam o potencial da organização, as ideias e a diferença determinam a moral e o tamanho da estrutura do nosso Movimento, com estes pressupostos o sucesso da nossa liderança. Só ouvindo os outros, só considerando os outros, só envolvendo outras pessoas poderemos vencer com muito sucesso essa luta.  



Pouco importa onde vocês estão ou o que façam, os tempos mudam, a tecnologia avança, as culturas variam de povo para povo, de lugar para lugar, mas a nossa natalidade é um princípio constante que não muda, ninguém tem o poder de mudar ou alterar, por ser uma natalidade do poder divino e transcendental.



Nesta hora difícil e complexa da nossa luta, sois chamados onde estão para darem a vossa contribuição, para se mobilizarem em torno do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe para juntos resgatarmos a nossa terra da usurpação colonial do Regime do Presidente José Eduardo dos Santos. Precisamos nos amar uns aos outros, cuidar uns dos outros e colocarmos em primeiro lugar os interesses colectivos, esquecendo o passado colonial e do neocolonialismo africano de novos tempos.



Sem nenhum tipo de receio, reafirmamos o nosso compromisso de sempre para com todos os nossos compatriotas na diáspora e que continue a escrever, encorajando-nos, participando activamente, assessorando tecnicamente, enfim, esperamos com braços abertos todas as vossas ideias …



Unidos Venceremos