JOSÉ
EDUARDO DOS SANTOS OFERECEU A ESCULTURA TCHOKWE DE SAMANHONGA AO PAPA FRANCISCO
COMO SENDO ARTE DA AUTORIA PESSOAL E O POVO LUNDA TCHOKWE CONTESTA A
OCUPAÇÃO ILEGAL DE ANGOLA
Arte é
a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética,
feita por artistas a partir de percepção,
emoções e ideias, com o objectivo de estimular esse interesse
de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um
significado único e diferente. A arte e detentor duma mensagem coordenada
e ordenado, permanentemente.
A arte está ligada à
estética, porque é considerada uma faculdade ou acto pelo qual, trabalhando uma
matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar
expressão ao mundo sensível ou inteligível que o inspira. Na história
da filosofia tentou se definir a arte como intuição, expressão, projecção,
sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a arte como uma imitação da
realidade, mas Bergson ou Proust a vêem como a exacerbação da condição atípica
inerente à realidade. Kant considera que a arte é uma manifestação que produz
uma "satisfação desinteressada".
De acordo com o
Romantismo, Vitalismo, Fenomenologia, Marxismo, surgem também outras e novas
interpretações de "arte". A dificuldade de definir arte está na sua
directa relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem
surgir. Isso acontece porque quando um estilo é criado e estabilizado, ele
quebra com os sistemas e códigos estabelecidos.
Arte é um termo que
vem do latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte vária de
acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da
ciência, da religião e da tecnologia. Actualmente, arte é usada como a
actividade artística ou o produto da actividade artística. A arte é uma criação
humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que
representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras.
Para os povos
primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas na figura, e
originalmente a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o
conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Para os gregos,
havia a arte de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios. A arte é um
reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e
essência de ser pensante.
A arte apresenta-se
através de diversas formas como, a plástica, música, escultura, cinema, teatro,
dança, arquitectura etc. Existem várias expressões que servem para descrever
diferentes manifestações de arte, por exemplo: artes plásticas, artes cénicas,
arte gráfica, artes visuais, etc.
Alguns autores (como
Hegel e Ricciotto Canudo) e pensadores organizaram as diferentes artes em uma
lista numerada. A inclusão de algumas formas de arte não foi muito consensual,
mas com a evolução da tecnologia, esta é a lista mais comum nos dias de hoje:
1ª Arte - Música;
2ª Arte - Dança / Coreografia;
3ª Arte - Pintura;
4ª Arte - Escultura;
5ª Arte - Teatro;
6ª Arte - Literatura;
7ª Arte - Cinema;
8ª Arte - Fotografia;
9ª Arte - Histórias em Quadrinhos;
10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo;
11ª Arte - Arte digital.
2ª Arte - Dança / Coreografia;
3ª Arte - Pintura;
4ª Arte - Escultura;
5ª Arte - Teatro;
6ª Arte - Literatura;
7ª Arte - Cinema;
8ª Arte - Fotografia;
9ª Arte - Histórias em Quadrinhos;
10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo;
11ª Arte - Arte digital.
Genericamente a
cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as
crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e
aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por
fazer parte de uma sociedade determinada como membro dela que é.
Cada país tem a sua
própria cultura, que é influenciada por vários factores. No caso da cultura
portuguesa, o fado é o património musical mais famoso, que reflecte uma
característica do povo português: o saudosismo.
Cultura na língua
latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao
cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando
é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc.
Cultura também é
definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos,
símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida
em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma
específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a
cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.
A principal
característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os
indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até
que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo
cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração
seguinte, onde vai se transformando perdendo e incorporando outros
aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura popular é
algo criada por um determinado povo, sendo que esse povo tem parte activa nessa
criação. Pode ser literatura, música, arte etc. A cultura popular é
influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contacto
entre indivíduos de certas regiões.
A tradição é
transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas,
para pessoa de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a
fazer parte da cultura desta mesma comunidade ou povo, clareando o pensamento;
uma etnia ou uma tribo específico.
Para que algo se
estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo, para que o hábito seja
criado. Diferentes culturas e mesmo diferentes famílias possuem tradições
distintas. Algumas celebrações e festas (religiosas ou não) fazem parte da
tradição de uma sociedade. Muitas vezes certos indivíduos seguem uma
determinada tradição sem sequer pensarem no verdadeiro significado da tradição
em questão.
Ao nível
da etnografia, a tradição revela um conjunto de costumes, crenças,
práticas, doutrinas, leis, que são transmitidos de geração em geração e que
permitem a continuidade de uma cultura ou de um sistema social de um
determinado povo.
No contexto
do Direito, tradição consiste na entrega real de uma coisa para
efeitos da transmissão contratual da sua propriedade ou da sua posse entre
pessoas vivas. A situação jurídica resulta de uma situação de fato: a entrega.
Entretanto, a tradição poderá não ser material, mas apenas simbólica.
Para muitas
religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos
seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou
éticos.
No caso do
catolicismo, por exemplo, existe a diferenciação entre a tradição oral e a
escritura, sendo que as duas são consideradas fontes comuns da revelação Divina.
Essa doutrina foi definida como dogma da fé nos Concílios de Trento em 1546, do
Vaticano I em 1870 e do Vaticano II em 1965. Uma tradição pode ser interpretada
de várias formas diferentes e ainda nos dias de hoje há contradições entre
teólogos protestantes e católicos.
A cultura
apresenta-se como uma dinâmica viva. Quer dizer, as culturas estão em constante
processo de evolução, introduzindo novos códigos e actualizando valores.
Assim sendo, as normas que vigoram dentro de um certo espaço e de um determinado
período de tempo, reflectem realidades sociais, económicas, culturais,
políticas e ideológicas.
Daqui, concluímos
que, nas diferentes culturas vigoram normas diferentes, que representam
diferentes valores; que se confrontadas uns com os outros, acabam muitas vezes
por se contradizer originando choques.
Os direitos culturais
são parte integrante dos direitos humanos. Estão indicados no artigo 27 da
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e nos artigos 13 e 15 do
Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966).
Assim, todas as
pessoas devem poder se exprimir, criar e difundir seus trabalhos no idioma de
sua preferência e, em particular, na língua materna; todas as pessoas têm o
direito a uma educação e uma formação de qualidade que respeitem plenamente a
sua identidade cultural; todas as pessoas devem poder participar da vida
cultural de sua escolha e exercer suas próprias práticas culturais, desfrutar o
progresso científico e suas aplicações, beneficiar-se da protecção dos
interesses morais e materiais decorrentes de toda a produção científica,
literária ou artística de que sejam autoras, SAMANHONGA É
UM PRODUTO DA AUTORIA MATERIAL DO POVO TCHOKWE e tem o
direito de reivindicar a exposição, ofrentas a terceiros ou o uso inadequado
sem o consentimento do seu autor.
A Declaração
Universal sobre a Diversidade Cultural. Ao mesmo tempo em que afirma os
direitos das pessoas pertencentes às minorias à livre expressão cultural,
observa que ninguém pode invocar a diversidade cultural para infringir os
direitos humanos nem limitar o seu exercício.
Os direitos culturais carecem de maior elaboração teórica, para distingui-los de direitos civis, políticos, económicos e sociais. Por exemplo, o direito de autodeterminação dos povos, expresso no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, é também um direito cultural.
Estamos a falar
precisamente da figura de arte Tchokwe (Samanhonga) que o José Eduardo dos
santos presidente dos angolanos, ofereceu a sua Santidade Papa Francisco; aquém
devem honra e respeito pelo seu poderio transcendental.
Sua eminência Papa
Francisco não está alheia do verdadeiro significado e origem da figura em sua
posse, mais duvidamos bastante que o ofertante conheça com
profundidade e sustentabilidade a real mensagem que articula a
estatueta.
Acreditamos que
se assim fosse nunca atreveria associar a oferta desta
estatueta com a maqueta da construção da nova
e luxuosa paroquia da "Nossa das Sra. da Muxima"
em Luanda ao que em alguns círculos sociais interpretam o gesto como
de suborno e corrupção activa para a compra de silêncio das
autoridades do Vaticano testemunhos
e protagonistas secundários dos acordos de protectorados de
1885-1895 assinados entre o Portugal e Lunda Tchokwe.
Dada numa altura em
que o movimento reivindicativo através da comunidade internacional pressiona o
estado angolano a ceder Autonomia, com a contestação do próprio povo vítima
das mortes expropriação de terras e sem as condições
humanas necessárias para sobrevir com dignidade.
1- JES/MPLA
sempre usou a figura de Samanhonga para representar a Cultura Angolana.
Isso não e verdade, porque esse Samanhonga representa a Nação Tchokwe.
2- JES/MPLA é um macaco velho, esta empenhada a destruir a cultura Tchokwe, invertendo e subalternizando o nosso Povo, depois usa da cultura e identidade para ludibriar a comunidades internacional de que Angola e a Lunda Tchokwe é “Um só povo e uma só Nação”.
3- Apesar de JES ter entregado a figura de Samanhonga ao PAPA Francisco, ele terá demonstrado publicamente que na realidade não conhece a Lunda Tchokwe, Samanhonga não consta em nenhum instrumento jurídico angolano, como um galardão para ser oferecido como reconhecimento de personalidades estrangeiras devido a seus feitos para com Angola ou para com a Nação Lunda Tchokwe, que ocupa como sua COLONIA.
4- Sua Santidade PAPA FRANCISCO, a Igreja Católica e o VATICANO falharam com o seu papel de autores Materiais que por intermédio do PAPA LEÃO III observaram os acordos dos tratados de Protectorado entre Portugal e a Bélgica de 1885-1894, seria hoje o VATICANO a ajudar a defesa da questão da reivindicação legítima histórico-natural e transcendental da Nação Tchokwe.
5- Queremos a nossa
Autodeterminação.