terça-feira, 6 de maio de 2014

ACTIVISTA FIEL MUAKU EM PERIGO, POLICIA NO CUANGO QUEREM ATENTAR CONTRA A SUA VIDA

ACTIVISTA FIEL MUAKU EM PERIGO, POLICIA NO CUANGO QUEREM ATENTAR CONTRA A SUA VIDA




Na sequência de actos repugnantes protagonizados a semana passada pela Policia Nacional do Comando Municipal do Cuango na localidade de Cafunfo, contra Membros e Activistas do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe que se encontravam em reunião de rotina, cumprindo os pressupostos constitucionais do artigo 47º da LC de Angola, cuja matéria dos actos foi motivo de denuncia publica.



Como havíamos de esperar, o nosso Activista e Membro do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, Sr FIEL MUAKU, corre sérios riscos com a sua integridade física, consta que, neste final de semana, em reunião restrita, as chefias do SINSE/SINFO e da Policia do Comando Municipal do Cuango, decidiram eliminar fisicamente o membro referenciado.



FIEL MUAKU é alvo para abater ou desviar a qualquer momento, visto como uma pedra no sapato, por causa das denúncias que faz sobre as violações aos direitos humanos na Lunda, violações protagonizadas pela Policia, Agentes de Serviços Secretos disfarçados e pelas empresas de Segurança Privada aos projectos de exploração dos diamantes.



Uma fonte disse que, na reunião das Chefias do SINSE/SINFO com a Policia do Cuango, a missão de eliminar o Activista, foi incumbida ao Sr Subchefe da Divisão de Patrulha António Morais tc Ngangula e um pequeno grupo de agentes sob sua alçada.



Há esquadrões de mortes na Lunda Tchokwe, sob alçada da Policia Nacional, que deveria ser o garante de protecção, segurança e ordem, mas que no seu seio esconde perigosos assassinos com o encobrimento da entidade competente superior nas estruturas centrais da corporação.



As nossas denuncia têm ajudado o próprio governo, que muitos dos organismos provinciais emitem falsos relatórios as estruturas centrais em Luanda, de que estes se servem para a tomada de medidas cautelares.



O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, apela a solidariedade Internacional e Nacional, de ONGs de defesa dos direitos Humanos; Amnistia Internacional, HWR, a Imprensa entre muitos a denunciar mais uma acção contra a vida inocente de um pacato cidadão.


Ao Comando Geral da Policia Nacional, Sr Comandante Geral Ambrósio de Lemos, para persuadir e acautelar que aconteça um assassinato gratuito mais uma vez na LUNDA.



Por Samajone na LUNDA.