domingo, 6 de outubro de 2013

RELEVANTES ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DE ANGOLA ENTRE 1873-1919 VS NAÇÃO LUNDA TCHOKWE

RELEVANTES ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DE ANGOLA ENTRE 1873-1919 VS NAÇÃO LUNDA TCHOKWE





Alguns dados relevantes dos acontecimentos históricos de Angola entre 1873 – 1919 e o carácter independente da Nação Lunda Tchokwe. A evolução politica ou colonização Portuguesa de Angola e o tratado internacional de protectorado da Lunda Tchokwe que tem lugar entre 1885-1975.



A história que significa pesquisa, conhecimentos advindos da investigação é a ciência que estuda o Homem e sua acção através dos tempos e no espaço geográfico, concomitante a analise dos processos e eventos ocorridos no passado, é o estudo do passado e dos seus acontecimentos.


O estudo do passado não pode ser feito directamente, mas de forma mediada através dos vestígios da actividade humana, a que é dado o nome genérico de fontes históricas. Exactamente, são estas fontes históricas que hoje vamos explorar para dar a conhecer ao público leitor, as reivindicações legítimas da questão LUNDA TCHOKWE que muitas vezes o regime do Presidente José Eduardo dos Santos, tenta a todo custo escamotear, envenenando a sociedade a de que os Tchokwes são tribalistas, separatistas ou que Angola é una e indivisível, “UM SÓ POVO, UMA SÓ NAÇÃO”.



Foram Colônias Portuguesas na África: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A Lunda Tchokwe foi um protectorado de Portugal cuja história vai descobrir com esta incursão sobre o passado de Africa entre 1884 até 1975.


1873-1874 Abertura pelo padre CHARLES DUPARQUET duma missão religiosa em Lândana. Revolta do Golungo Alto. Revolta de Ambaca e do Duque de Bragança.
1878 – Abolição oficial da escravatura. Chegada da Missão Baptista Inglesa á S.Salvador (Mbanza Congo). Chegada a Angola dos exploradores Portugueses CAPELO, IVENS e SERPA PINTO.

1879 – Primeiros contactos entre os Boérs e o povo Humbes.

1881 – Chegada dos missionários americanos ao Bailundo. Instalação dos Boérs em Humpata (Huila), chamados naquela época pelos portugueses de “Holandeses do Cabo”. O líder dos Boérs é JACOBUS FREDERICK BOTHA, ascendente do futuro general sul-africano BOTHA que se envolveu em guerra com Angola nos anos 80. Instalação duma missão francesa entre os Ovambos. Chegada do padre BARROSO à S.Salvador. Publicação de dois decretos do Governo de Lisboa, um para favorecer a emigração para África, e outro que visava a propagação da civilização e influências europeias, particularmente portuguesa nos vastos territórios africanos e a iniciação dos seus habitantes a lei, e a instauração do trabalho útil, de forma a modificar os costumes bárbaros e desumanos das sociedades indígenas africanas. Instituição do mapa cor-de-rosa pela sociedade de geografia de Lisboa.


1882 – O capitão de origem africano de segunda linha FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS VAN-DÚNEM é nomeado chefe e director da Feira de Cassange, confirmado pelo Governador-geral de Angola FERREIRA DO AMARAL. Reconstituição do concelho do Talamungongo.


1884 – É constituída pela primeira vez uma comissão da Sociedade de Geografia de Lisboa para uma missão de exploração no interior de África, sobretudo nas terras da LUNDA, conhecida por Viagem de Exploração Cientifica a Mussumba do Muatiânvua 1884-1888, é nomeado oficialmente o Major do Exercito HENRIQUE AUGUSTO DIAS DE CARVALHO como chefe da referida missão. Esta missão tinha os seguintes objectivos a cumprir no terreno; estudo etnográfico da história dos povos da Lunda, clima, estabelecimento de contactos diplomático e comerciais que deram lugar a celebração de vários tratados de protectorado entre Portugal e as varias regiões autónomas sob domínio do Imperador Muatiânvua (Império Lunda Século XIX).


1884 (15Nov) – 1885 (26Fev) Conferência de Berlim, e substituição pelas potências Colonizadoras Europeias em África do conceito de esfera de influência pela doutrina Alemã de “HINTERLAND”, que estabelece que toda a potência europeia estabelecida sobre a costa possui direitos especiais sobre as populações do interior e pode recuar indefinidamente até as fronteiras das suas possessões até que encontre uma zona de influência de um outro estado europeu, não importando os estados indígenas que seriam engolidas por força das armas ou de outras artimanhas o que permitiu que vários estados indígenas e povos inteiros fossem agrupados a outro sem o seu consentimento (ex: Nação Lunda Tchokwe e Cabinda).


Chegada dos primeiros portugueses ao Bailundo. Chegada dos primeiros colonos madeirenses a Huila (Humpata, Palanca, Sá da Bandeira e Chibia). Chegada dos missionários metodistas a Luanda. Revolta dos Humbes dirigidos pelo soba Chaungo, que busca uma coligação com os Cuanhamas e os de Cuamato. Manuel José Puna, nobre de Cabinda, que foi educado no rio de Janeiro-Brasil, conjuntamente com Francisco Franque, torna-se barão de Cabinda e fidalgo do rei de Portugal; morte do rei de Ngoyo, assassinado. Assinatura de tratado de protectorado de moanda, Chimbolo, Socca e Futila. Criação administrativa do distrito do Congo, com cinco residências: Cabinda, Lândana, S.António do Zaire (Soyo), Ambrizete e S.Salvador (Mbanza Congo); Cabinda é a capital do novo distrito. Silva Porto é nomeado capitão-mor do Bié e do Bailundo.


1886 – Portugal apresenta publicamente o mapa cor-de-rosa ligando Angola à Moçambique, incluindo as regiões da Nação Lunda Tchokwe do Moxico e Kuando Kubango, Inglaterra lança ultimato a Portugal se não acabasse com este projecto. Convenção franco-portuguesa de delimitação dos respectivos territórios na Guine e Cabinda. Convenção Luso-Alemã sobre o sul de Angola. Revolta dos povos Bondos.


1891 – Conferência de Lisboa para a discussão do contencioso a “ORIGEM DA QUESTÃO LUNDA 1890-1894”, que teve o seu epicentro, quando o rei Leopoldo II da Bélgica quis anexar a Nação Lunda Tchokwe, Portugal protestou ter assinado tratados de Protectorado com os estados da Lunda como bandeira da sua defesa. Desmembramento do IMPERIO LUNDA por causas internas e sobretudo influências estrangeiras e colonizadoras Europeias. Independentemente deste desmembramento a Nação Lunda Tchokwe reconhecida Internacionalmente no dia 24 de Março de 1894, das convenção de 14 de Fevereiro de 1885 e da acta de limites de 26 de Junho de 1893, mantém-se independente e sob protecção da coroa portuguesa. Não há nenhuma presença estrangeira no território nem mesmo de Portugal.


Revolta dos Humbes. Weyulu, rei dos Cuanhamas, tacticamente, torna-se vassalo de coroa portuguesa, contra oposição do seu irmão Nnende, pretendente ao trono. Coligação entre Cuamato grande e Cuamato pequeno contra portugueses dirigidos pelos sobas Iquera e Chatona. Revolta em Cabinda dirigida por Maniema.


1895 – Viagem do Rei do Congo D.Álvaro de Águas Rosada para Portugal em tratamento Médico. Criação Administrativa do distrito militar da Lunda, de fora fica a região do Moxico e do Kuando Kubango por força do ultimato Britânico contra Portugal por causa do seu projecto Mapa Cor-de-rosa de 1886, Henrique Augusto Dias de Carvalho é nomeado o primeiro Governador-geral da Nação Lunda Tchokwe, (Carácter Independente)


1897 – 1898 Peste bovina no sudoeste africano. Revolta dos Humbes

1900 – Revolta dos Bassorongo; Noqui, S.António do Zaire e Ambrizete, o triângulo crítico subleva-se varias vezes e revolta do povo Bondo.


1904 – 1905 Devido ao comportamento negativo dos portugueses, dá-se a primeira revolta do povo e a Nação Lunda Tchokwe, pronuncio de uma serie de outras revoltas.
1906 Revolta do povo Luchaze na região do Moxico e Nganguela. Revolta dos Gambos. Revolta do Cuamato e revolta dos Bassorongo.


1908 Grande rebelião do povo Lunda Tchokwe dirigidos pelo Quelendente Muene Luchico na região do Lunguena, Luangue até o Itengo.


1910-1915 Eclosão de uma serie de revoltas, quase por tudo que era canto de Angola.

1914 Eclosão da 1ª guerra Mundial. Portugal Institui o primeiro regulamento de trabalho Indígena nas colónias em África. Angola Administrativamente tem 6 Regiões semi Autónomas ou distritos militares.


1916 Revolta conjugada Luchaze, Mbunda e os Lunda Tchokwe



1918 – 1919 Fim da 1ª guerra mundial. Tratado de Versailles. Abertura do primeiro Liceu em Angola na cidade de Luanda. A Cobertura escolar de Angola chega as seguintes localidades: Belize, Lândana, Lucula, Cabinda, Noqui, S.Salvador, S.António do Zaire, Maquela do Zombo, Quinzau, Madimba, Ambrizete, Bembe, Ambriz, S.José de Encoje, Libongo, Barra do Dande, Quibaxe, Alto Dande, Quifangondo, Barra do Bengo, Luanda, Calumbo, Golungo Alto, Duque de Bragança, Zenza, Ambaca, Cazengo, Muxima, Massangano, Cambambe, Pungo Andongo, Malanje, Tala Mungongo, Calulo, Novo Redondo, Egipto, Bailundo, Bié, Lobito, Benguela, Catumbela, Nova Lisboa, Dombe grande, Caconda, Quilengues, Sá da Bandeira, Humpata Chibia, Gambos, Moçamedes e Porto Alexandre.


Nenhum ponto da Nação Lunda Tchokwe em 1919 tinha algum estabelecimento escolar portuguesa, porque era um país independente, não tinha dependência de Portugal (Carácter Independente). Por outro lado, existe variadíssimas datas e informação histórica, simplesmente seleccionámos algumas, nas próximas ocasiões o faremos com outros dados, sobretudo o período entre 1919-1975.