segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ANO ESCOLAR 2013 NA LUNDA-NORTE PODE ESTAR COMPROMETIDO, PROFESSORES NOVAMENTE EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO





ANO ESCOLAR 2013 NA LUNDA-NORTE PODE ESTAR COMPROMETIDO, PROFESSORES NOVAMENTE EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


O SINPROF na Lunda-Norte, reuniu os seus Associados este sábado 12 de Outubro, para passar a pente fino tudo aquilo que havia negociado juntamente com uma Delegação do SINPROF vinda de Luanda com o Executivo do Governador Ernesto Muangala no dia 22 de Julho, que consideraram não ter havido progressos nos compromissos assumidos, por parte do Governo da Província.



Por isso os associados reunidos, decidiram neste encontro partirem para uma nova greve por tempo indeterminado, que teve inicio esta segunda feira dia 14 de Outubro de 2013, de acordo com a informação prestada esta manhã pelos Sres. CAZANGA e TAMBATAMBA, Secretario geral e Secretario para a Fiscalização e Disciplina, ambos do SINPROF da Lunda-Norte.



Tambatamba, disse que os Associados a SINPROF produziram um comunicado que esta segunda feira foi distribuídos as entidades competentes; Delegação da Educação, Governo Provincial, Direcção Provincial do MAPESS, Núcleo dos Deputados da Província a Assembleia Nacional, aos Partidos Políticos e a Comunicação Social local.



Disse por outro lado, que na reunião com o governo da província no dia 22 de Julho, a promessa era de que em 45 dias tudo seria resolvido, agora estamos por encima de mais de 70 dias, e, não se resolveu um único ponto do caderno reivindicativo apresentado por SINPROF e seus Associados.



De lembrar que a última greve, teve lugar entre o mês de Maio ao Julho de 2013, no ping pong entre o SINPROF e o Executivo do Governador Ernesto Muangala, que, alias o Governador/Embaixador ao serviço do regime ditador de Luanda na Lunda-Norte, esteve envolvido pessoalmente, para agradar o seu Chefe José Eduardo dos Santos, mostrando-se quando ele é fiel e leal.



Ernesto Muangala, se é mesmo filho da Lunda, não tem coração, combater seus próprios irmãos, seus compatriotas é coisa de pessoas medíocres, incompetentes, incapazes, e, se ele no seu palácio tem tudo, os outros nada tem, por isso a miséria não é uma desgraça pessoal, é um delito público, e, ele nas vestes de governante é criminoso.



Na Lunda a miséria é para todos nós que somos a maioria, vamos solidários com a greve do SINPROF para que o Sr. Ernesto Muangala, pague os salários dos professores e os seus subsídios, a escola é a lavra deles, é o lugar onde eles encontram o pão de cada dia para alimentar os seus familiares, ninguém tem o direito de lhes negar esse direito que esta consagrado na constituição.



Para esta nova novela de greve dos professores, há pouco menos do final do ano escolar, pode comprometer todo um esforço que os alunos e as famílias vinham fazendo, na esperança de verem os seus filhos passarem de classe.



Se o professor é o combatente da linha da frente, porque razão, não honrar com as preocupações dos mesmos, quando se gasta milhões de dólares em festas fúteis como a organização de concursos de mulheres bonitas, ao invés de aquilo que trás a inteligência e a produtividade para o desenvolvimento esperado e equilibrado em Angola, incluindo a Lunda Tchokwe.



A saúde e a educação são sectores muito importantes para o futuro de qualquer país, por isso devem estar nas prioridades das prioridades de qualquer governo, a menos que o regime do Presidente ditador José Eduardo dos Santos não esteja interessado em ver a Lunda Tchokwe a se desenvolver cientificamente, mantendo-o no obscurantismo nos próximos anos, para continuar a nos colonizar, como a notícia veiculado no blog do protectorado, sobre a cobertura escolar Angolana 1845 – 1919 em que não havia um único estabelecimento escolar nestas paragens (a presença portuguesa oficialmente na Lunda foi a partir de 1895)


PROFESSORES, ESTAMOS CONVOSCO NA VOSSA LUTA!...


Por JOKA no Dundo