sábado, 19 de outubro de 2013

DOM DUARTE DE BRAGANÇA DIZ QUE RECONHECE LAÇOS HISTÓRICOS COMO REINO LUNDA TCHOKWE, MAS NEGA RECONHECIMENTO DA SUA INDEPENDÊNCIA






Sua Majestade Dom Duarte Pio Duque de Bragança, Rei de Portugal,  esteve de visita em Angola 2013 a convite do Regime ditatorial do Sr José Eduardo dos Santos. De regresso para Portugal endereçou duas cartas ao Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, onde Sua Majestade exigia que publicássemos, estes textos nas nossas paginas da internet; www.protectoradodalunda.blogspot.com, www.freelundatchokwe.com.


Eis o teor da carta:


“Caros Senhores

Tenho acompanhado com preocupação a situação no Reino Lunda Tchokwe , e tive o maior gosto em receber ha anos em minha residência Sua Majestade o Rei (Muatchissengue Watembo), personalidade de grande qualidade moral e intelectual que muito admiro!



No entanto agradeço que das vossas páginas retirem urgentemente a afirmação de que eu "reconheço a independência do Reino Lunda "  pois tal nunca afirmei  em público nem em privado Agradeço também que publiquem este  esclarecimento.



A atribuição de uma Ordem da Casa Real (ao rei Lunda Tchokwe) é um símbolo de amizade e reconhecimento dos laços históricos  entre as nossas Famílias  mas não pode  de modo algum ser interpretada como uma tomada de posição política (relativamente ao movimento do protectorado Lunda Tchokwe, essa foi uma das exigências do regime do Presidente José Eduardo dos Santos para aquela personalidade portuguesa, que perdeu uma soberana oportunidade de falar as verdades).



Com os melhores votos de que Deus vos guarde,


Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança”




Esta carta é publicada na sequência de outra matéria que este blog vai publicar durante a semana, relativamente ao mau estar entre a cidade alta em Luanda e o Palácio de S.Bento em Lisboa, a novela Portuguesa-Angolana sobre o fim de parcerias estratégicas anunciadas no dia 15 do corrente pelo Ditador José Eduardo dos Santos, no seu discurso proferido na Assembleia Nacional sobre o Estado da Nação.