segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tropas angolanas e do Congo caça militares da FLEC em Kinshasa


Tropas angolanas e do Congo caça militares da FLEC em Kinshasa




A direcção da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC) confirmou à PNN que estão em curso várias acções que visam capturar os principais dirigentes da FLEC supostamente baseados na República Democrática do Congo (RDC).

Segundo fontes na guerrilha Angola terá reforçado recentemente os seus efectivos militares RDC e terá multiplicado as operações, juntamente com comandos do «Etat-Major de la Direction des Renseignements Militaires» (EM-DRM) chefiados pelo congolês «Pitchen», na captura de presumíveis dirigentes, e guerrilheiros, da FLEC no país.

A mesma fonte adiantou que a 19 de Agosto militares angolanos e congoleses tentaram capturar «um alto dirigente da FLEC» de passagem em Kinshasa.

 «Depois de terem forçado um familiar a localizar o chefe da guerrilha deslocaram-se rapidamente para o local indicado», contou a fonte em Kinshasa. Informado sobre a sua captura iminente o «dirigente da FLEC conseguiu escapar e refugiar-se numa base da guerrilha no interior de Cabinda» disse a mesma fonte.

«Amigos congoleses e angolanos têm-nos informado que está realmente em curso uma caça ao homem em Kinshasa com o objectivo de capturar todos os presumíveis elementos da FLEC na RDC», disse à PNN um ex-guerrilheiro residente no Congo. «Por questões de segurança aconselharam-nos a mudar permanentemente de residência e nunca dormir duas vezes no mesmo local. Mas é impossível porque não temos meios financeiros para tal» disse o ex-guerrilheiro.

Segundo um chefe militar da FLEC contactado pela PNN a «operação mista angolana/congolesa em curso na RDC pretende eliminar todos os presumíveis guerrilheiros da FLEC no Congo, não fazendo a destrinça entre quem é guerrilheiro ou refugiado, e foi escolhido o mês de Agosto porque os olhos do mundo estão apenas concentrados nas eleições em Angola».

PNN Portuguese