quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ANGOLA - EDUARDO DOS SANTOS EM POSSE PRIVADA, POSSE DE DEPUTADOS NA 5.ª FEIRA





Apenas entidades nacionais e corpo diplomático foram convidados para posse de José Eduardo dos Santos

25 de Setembro de 2012, 16:52

Luanda, 25 set (Lusa) - Apenas entidades nacionais e o corpo diplomático acreditado em Luanda foram convidados a participar na quarta-feira na cerimónia de posse de José Eduardo dos Santos como Presidente de Angola, disse à Lusa fonte dos serviços de protocolo.


Será a primeira vez que um chefe de Estado angolano toma posse no cargo na sequência de eleições.


A fonte acrescentou que a cerimónia - que decorrerá na Praça da República, junto ao Mausoléu do primeiro chefe de Estado de Angola, António Agostinho Neto, na Praia do Bispo - deverá prolongar-se por cerca de 90 minutos e incluirá uma parada militar e o discurso do Presidente empossado.


Além de José Eduardo dos Santos, será também dada posse a Manuel Vicente, no cargo de vice-Presidente, sendo o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, a dar a investidura.


José Eduardo dos Santos, presidente de Angola desde 1979, vai ser empossado para um mandato de cinco anos na sequência da última revisão constitucional que passou de quatro para cinco anos os mandatos presidenciais e que instituiu a eleição indireta do chefe de Estado.


No ato de posse, José Eduardo dos Santos, com a mão direita sobre a Constituição angolana lerá o seguinte texto: "Eu (nome completo), ao tomar posse no cargo de Presidente da República, juro por minha honra: desempenhar com toda a dedicação as funções de que sou investido; cumprir e fazer cumpria a Constituição da República de Angola e as leis do país; defender a independência, a soberania, a unidade da nação e a integridade territorial do país; defender a paz e a democracia e promover a estabilidade, o bem-estar e o progresso social de todos os angolanos".


Entretanto, os luandenses foram hoje convidados em conferência de imprensa pelo governador de Luanda, Bento Francisco Bento, a assistirem à cerimónia, recomendando-lhes que usem "trajes formais" e se abstenham de envergarem "símbolos partidários".


"Quero chamar atenção a todos os que se fizerem presentes no ato de investidura do Presidente da República, a não trazerem indumentárias partidárias, pois será empossado o presidente de todos os angolanos, sem exceção", salientou Bento Bento, citado pela agência Angop.


Na ocasião, o governador de Luanda apelou aos "gestores de empresas" a não levantarem dificuldades aos trabalhadores que desejarem assistir no local à cerimónia.

EL.


Deputados saídos das eleições gerais de 31 de agosto tomam posse na quinta-feira



Luanda, 25 set (Lusa) - Os 220 deputados saídos das eleições gerais de 31 de agosto em Angola tomam posse na quinta-feira, para cumprirem pela primeira vez uma legislatura de cinco anos, segundo um comunicado de imprensa.


Antes da revisão constitucional de 2010, as legislaturas eram de quatro anos.


As eleições - de que saiu vencedor o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido que governa Angola desde a independência, em 1975 - foram marcadas pela abstenção de 37,23 por cento, quase três vezes mais que a registada nas legislativas de 2008.


O MPLA alcançou 71,84 por cento dos votos, elegendo 175 dos 220 deputados, enquanto a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 18,66 por cento, elegeu 32 deputados, seguindo-se a Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coligação Eleitoral (CASA-CE), com seis por cento e oito deputados, o Partido da Renovação Social (PRS), com 1,70 por cento e três parlamentares, e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), com 1,13 por cento dos votos, elegendo os restantes dois deputados.


A posse dos deputados vai ocorrer 24 horas depois de José Eduardo dos Santos ter sido empossado no cargo que ocupa desde 1979, sendo, neste caso, a primeira vez que um chefe de Estado angolano é empossado no cargo na sequência de eleições.

EL.

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG