segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SURDO HEMORRAGICA DESCONHECIDA MATA MAIS DE 600 CRIANÇAS NA LUNDA


SURDO HEMORRAGICA DESCONHECIDA MATA MAIS DE 600 CRIANÇAS NA LUNDA



Mais de 600 crianças terão perdido a vida devido a um surdo hemorrágico desconhecido que assola a região do Cuango e Cafunfo desde o ano passado, com maior incidência a partir de Maio de 2012.


Mais de 90 Crianças e alguns adultos estão hospitalizados no Cafunfo, o número é maior já que os postos médicos das periferias também estão alotadas, algumas famílias não conseguem deslocar para o hospital, acredita-se que haja um número superior entre 300 ou 500 pessoas acamadas.


O hospital central de Cafunfo esta sem meios humanos, médicos e medicamentosas, ausência total de resposta. Os centros ou postos médicos da periferia, nem por isso, numa altura em que esta sendo registado entre 10 a 15 óbitos por dias nas últimas semanas de Setembro desde o dia 31 de Agosto, data das eleições em Angola.


Informações desencontradas, as populações estão indicar o seu dedo acusador ao regime Angolano como o responsável da matança selectiva na localidade, as mesmas populações disseram que, alguns trabalhadores CHINESES haviam alertado do perigo que estava a correr nesta localidade, pelos produtos tóxicos de origem desconhecida que o Governo teria autorizado a ser colocado na água como forma de tratamento do produto precioso.


A indiferença no tratamento do caso indica que o regime terá gizado um plano para acabar com as populações da Lunda e esta satisfeita com os resultados. A inquietação, por que razão as autoridades sanitárias não estão a denunciar a situação prevalecente via TPA, Radio Nacional de Angola ou a envolver com força toda a sociedade tal como aconteceu no passado na província do Uige com o surdo hemorrágico de “MARLBOURG”.


Outro maior temor e preocupação vêm do Hospital Regional em Malange, onde as populações da Lunda acusam, de que, qualquer doente ido ao tratamento não volta com vida, já fora “ene” casos. Tanto no, como noutro, existe uma mão invisível do Governo.




As populações e os MUANANGANAS estão apelando a Sociedade para se mobilizar em força com o objectivo de ajudarem a combater este surdo hemorrágico que esta a matar tanta criança em 48 HORAS DE FEBRES, por falta de soluções locais e, ou por desconhecido deste vírus tao poderoso que as autoridades sentem vergonha de anunciarem.


Por SAMAJONE na LUNDA