terça-feira, 4 de setembro de 2012

OPINIÃO - MEU PONTO DE VISTA SOBRE ELEIÇÕES 2012 EM ANGOLA








Faço deste meio como o único necessariamente oportuno para me expor livremente as inquietação e ponto de vista sobre o culminar do processo eleitoral em curso em Angola.


Porém tenho acompanhado atentamente o anúncio dos resultados eleitorais de 31 de Agosto que dá uma vitória esmagadora ao partido das massas. Aproveito tomar a liberdade de felicitar a vitória do povo sofredor:
Zungueiras, Desterrados, Candongueiros, Marginalizados étc que sabiamente tiveram oportunidade de escolherem um partido que tem um programa do povo e para o povo.


Da mesma forma venho elogiar a postura dos observadores da
CPLP, UA e SADC que na sua parcialidade mesmo que ao longo do processo eleitoral não se fizeram presente para observarem todos os mecanismos procedimentais do acto, que apenas fizeram se presente na véspera de votação. Sem exagero os elogios sabiamente antecipados mesmo sem terem concluído com a contagem, é inacreditável, baseado no único critério do civismo e da passividade mostrado por um povo quiçá imaginavam de imoral que na opinião Auto titulou-se de trincheira firme das revoluções em África.


Também aproveito realçar a esperteza da
CNE a forma opaca como processaram os dados e vedaram o acesso à informações básicas e interessante do processo; na divulgação dos resultados e a rejeição do credenciamento dos fiscais dos partidos de oposição o uso da camisola amarela como distintivo dos fiscais de massas, excluindo os demais; Acesso à informações preliminares dos resultados, outrora fossem divulgados por assembleias de voto talvez teria curiosamente a oportunidade de conhecer os resultados da assembleia do colégio
Jandira junto a Cidade Alta donde votou maioritariamente os governantes deste pais.


A oposição de cabeça erguida, o concelho que dou é: Tenhais piedade deste povo sofredor, e abracem o vencedor. Cinco anos são muito pouco para um governo de promessas irrealizáveis; se pensardes na impugnação, o conflito pode durar mais tempo e levaria muitas vidas dos inocentes, vós conheces bem o maquiavelismo tropicalizado.


O voto de Deus tarda chegar, como a verdade tarda, enquanto a injustiça reina. Nunca se sabe quando é que a Tartaruga está magra enquanto estiver envolvida na sua rígida carcaça. Essa vitória não é do MPLA nem a derrota é da oposição.


É vitória do povo sofredor, que outrora viu a sua casebre a ser  demolido, mendigo, desempregado, os sem água e luz, candongueiros, Marginalizados no ensino etc.


Por último, parabéns os nossos legisladores pela forma esperta e exclusivista de terem projectado uma constituição que conduzisse individualidades ao poder público sem real concorrência, usando a fórmula da implicação material na perspectiva algébrica ou da análise
matemática.

Face a questão parabéns o nosso líder natural. Parabéns Presidente de todos os camaradas: Melhoraria e qualidade no ensino, Saúde, habitação, água, energia e redução da pobreza é a promessa da meta do programa do seu partido nos próximos cinco anos.

Arregaça as mangas e mão há obras. Líderes sérios nos momentos défices.

Viva os Angolanos.


Por Ngongo Manuel