quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GOVERNO ANGOLANO ESTA A FOMENTAR CONFLITOS ETNICOS NA LUNDA


GOVERNO ANGOLANO ESTA A FOMENTAR CONFLITOS ETNICOS NA LUNDA




O governo angolano continua com a sua política de dividir para reinar herdada do colonialismo português, e, parece que, não esta satisfeita com a PAZ REINANTE entre Tchokwes e Bangalas, dai ter dado o tiro de saída, iniciando a fomentar e a instrumentalizar as populações de Xá-Muteba, Domingos Vaz, Cafunfo, Cuango, Capenda Camulemba, Camaxilo e Caungula com violência étnica.


O governador provincial Ernesto Muangala, orientou a Administradora de Xá-Muteba Angelica Nené Culita, e esta na passada 2.ª feira dia 17 de Setembro de 2012, reuniu algumas autoridades tradicionais-Muananganas, para os informar e obrigar aceitar a entronização do actual KULAXINGO como o rei da região acima citada.


A entronização estava prevista para o dia 20 de Setembro de 2012.


Angelica Nené Culita, disse na ocasião que vinha impor as orientações superiores do governo angolano, e que qualquer dos MUANANGANAS que ousar negar a imposição superior poderá ser expulso da sua localidade e perde automaticamente o título de Soba, igualmente os subsídios que aufere do governo.


Os Reis em qualquer parte do planeta terra, não são eleitos, nem é uma imposição do poder politica, por isso, advinha-se que haverá muita violência étnica, por sinal já existe em frequências baixas.


Por outro lado, os MUANANGANAS do poder tradicional da Lunda Tchokwe, estão acusar o Sr. PASSOS, filho do falecido KULAXINGO, como um dos mentores desta aventura com o governador da Lunda-Norte, a fim de defenderem a licença que recebeu do Ministério de Hotelaria e Turismo para construir um HOTEL na Ilha do Cuango, onde é socio com alguns dirigentes do governo angolano.


Os mesmos MUANANGANAS, dizem que não vão permitir tal entronização, nem vão aceitar tal subordinação, vão recorrer a métodos tradicionais para impedir que tal acção aconteça.


O REI DA LUNDA TCHOKWE é Sua Majestade Muatchissengue Watembo, a este eles obedecem e reconhecem de acordo com a sua ancestralidade, e, que os BANGALAS são sobrinhos dos Tchokwe, oriundos do TCHINGULI e devem obedecer o reinado secular, confidenciaram alguns MUANANGANAS bem agastados com a notícia.


Querem que o Governo Angolano lhes deixe em PAZ sem meter o nariz nas questões tradicionais.


Por SAMAJONE na LUNDA