segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DINASTIAS DO REINO LUNDA TCHOKWE AO LONGO DOS SÉCULOS



DINASTIAS DO REINO LUNDA TCHOKWE AO LONGO DOS SÉCULOS



Dinastia (do latim dynastés,ae adaptado do grego dunástés,ou "senhor, soberano", derivado do verbo dúnamai 'poder, ter força') é uma sucessão de soberanos, pertencentes à mesma família, por diversas gerações (ex:dinastia dos Capetíngios). Uma dinastia pode também ser chamada "Casa", a exemplo da Casa d'Áustria.
Em geral, a sucessão do soberano obedece à regra da primogenitura. A partir do primogênito, os demais membros da família do soberano fazem parte da linha sucessão, segundo o grau de parentesco. Nem sempre, porém, o parentesco precisa ser biológico: a dinastia romana dos Antoninos, por exemplo, era formada por filhos adotivos.
Também nos regimes republicanos, o termo é usado, por analogia, para descrever uma família que se mantém no poder ao longo de gerações, como a "Dinastia Somoza", na Nicarágua.
Na Grécia antiga, dinasta era o nome dado a membros de algumas oligarquias ou a reis de pequenos territórios.

A SUCESSÃO NO REINO LUNDA TCHOKWE

I – DINASTIA MUACANHICA (Sec X ou XII)
II – DINASTIA MUAMBUMBA
III – DINASTIA MUAKAHIA
IV – MUANDUMBA ( DUMBA WATEMBO) (Sec XVIII ou XIX)
V – DINASTIA MUATCHISSENGUE WATEMBO
VI – SERÁ A FUTURA DINASTIA “KAITA WATEMBO”?

É uma sucessão famíliar, formada pelos filhos de Thumba Kalunga, o primogénito é Muacanhica e a última é a Tembo, única filha dos 5 filhos de Thumba Kalunga, Muacanhica Governou durante muitos anos, com o fim deste, seguiu-se no trono a dinastia do irmão menor Muambumba e, assim até a dinastia de Dumba Watembo.

Depois da governação Monarca de Dumba Watembo, o poder tradicional e famíliar, deveria ter passado pela irmã cassule a Tembo ou simplesme Watembo. Devido ao tabú da Lueji ocorrido na corte do Imperador Muatiânvua, os tchokwe não mais aceitaram mulheres na Hierarquia Governativa, então o poder tradicional passou para o primeiro filho da Tembo ou Watembo, sobrinho de Dumba Watembo, Muatchissengue Watembo, no lugar da sua mãe Tembo na governação.

A Tembo teve dois filhos Tchissengue (Muatchissengue) e Kaita ou Kaita Watembo que até hoje nunca governou ao poder tradicional da Lunda Tchokwe, conforme as sucessões na linhagem famíliar dos Thumba Kalunga, ao longo dos séculos até aos dias de hoje.

A Família Thumba Kalunga, é a maior patriarca dos Lunda Tchokwes, porém exitem outros pequenos Reinos de outras famílias e ramificações, que os europeos não tiveram tempo de os estudar, já que a maior preocupação era o comércio e não as famílias Lundesas.

Estes outros pequenos reinos era como as dinastias do século XVI na Europa, havia Reis, Fidalgos, Condes, Rainhas e outras denominações não menos importantes. Na Lunda Tchokwe também existiram, por exemplo;
- Muamuxico, Muacapenda, Muacandala etc., eram e continuam exactamente como fidalgos ou condes da corte do Reino da Lunda Tchokwe, Mwene, Muanangana, Tchilolo e outras denominações que no proximo texto iremos desenvolver com mais detalhes...