sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BISPO DE MENONGUE CONSTATA DIFICULDADES SOCIAIS NA FRONTEIRA ANGOLA- NAMIBIA



O Bispo de Menongue faz um balanço positivo da sua recente visita pastoral ao Dirico, Mucusso, Nancova, Likua e a Jamba.

Dom Mário Lukunde diz que estas comunidades cristãs que fazem fronteira com a República da Namíbia enfrentam inúmeras dificuldades espirituais e sociais, tais como a falta de postos médicos, de escolas.

“O balanço é positivo na medida em que as comunidades estão animadas, sempre ávidas da palavra de Deus. Sente-se uma falta de missionários gritante. Toda aquela faixa só tem um padre” – disse.

“Faltam estruturas que acolhem os alunos. Andando pela estrada, ainda se dá conta de escolas debaixo de árvores. Os professores não querem ir para lá porque aquilo é isolado” – frisou.

O prelado destacou a colaboração entre a Igreja e as autoridades governamentais e falou das limitações financeiras no apoio aos projectos sociais nos sectores da saúde e da formação dos jovens com a construção de internatos.

“O internato é um princípio de formação. Essa área social depende sempre da formação, e a formação passa pela escola” – referiu.

FONTE: O APOSTOLADO