sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Angola perdoa metade da dívida de Moçambique estimada em 54 milhões de euros.


O governo angolano vai perdoar metade da dívida moçambicana, estimada em 54 milhões de euros, no âmbito de um acordo político entre Angola e Moçambique, foi hoje anunciado em Maputo.

A capital moçambicana, Maputo, acolhe desde quarta-feira a VIII sessão da comissão mista de cooperação bilateral entre Angola e Moçambique, que discute os mecanismos de implementação do acordo.

O memorando, que materializará o perdão parcelar da dívida de Moçambique para com Angola, vai ser rubricado amanhã, último dia da reunião bilateral.

Os técnicos moçambicanos e angolanos têm estado a analisar os mecanismos para resolver a proposta de redução da dívida em 50%, cujo remanescente será amortizado em forma de activos, a serem utilizados em investimentos.

"O que está em discussão é o mecanismo a utilizar para resolver o problema da dívida. Há acordo político para reduzir em 50%", disse a ministra do Planeamento de Angola, Ana Dias Lourenço, aos jornalistas, à margem da VIII sessão da comissão mista de cooperação bilateral entre Angola e Moçambique.


Ana Dias Lourenço (na foto) acrescentou que é preciso encontrar formatos para a resolução ou pagamento da parte restante.

"É isso que os nossos técnicos vão tratar e que recomendamos que fizessem o mais rapidamente possível", afirmou.

O ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, considerou que a dívida para com Angola "ainda é uma pedra no sapato" para as autoridades moçambicanas, pelo que os dois países continuam a negociar "para ver qual é o impacto da dívida".

"Houve decisão política para redução desta dívida em 50 por cento. Vamos continuar a trabalhar, de forma a vermos a fase de implementação daquilo que foram as decisões já tomadas", disse Manuel Chang.
FONTE: OJE/Lusa