sábado, 20 de julho de 2013

POR ORDEM DO GOVERNADOR ERNESTO MUANGALA, PROFESSOR É PRESO NO LUCAPA

POR ORDEM DO GOVERNADOR ERNESTO MUANGALA, PROFESSOR É PRESO NO LUCAPA






Por ordens superiores do Governador Ernesto Muangala, o senhor Filipe Moisés Tchata, de 58 anos de idade, Professor de profissão, Coordenador do Conselho Municipal de Fiscalização e Disciplina do SINPROF em Lucapa, Lunda-Norte,  esta preso desde o dia 13 de Julho de 2013 até a presente data.




No pretérito dia 13, o Professor Filipe Moisés, estava a distribuir convocatórias nas escolas na localidade de Lucapa, aos membros e professores grevistas para uma reunião de esclarecimento e, quando chegou na escola primária do I Ciclo chama “ROQUE”, o Director da mesma Sr Pedro Maquibicua David, o convidou no seu gabinete para o distrair, quanto deu orientação para chamar a PIR – Policia de Intervenção Rápida, para o levar preso.




De acordo com o Sr José Abreu Tambatamba, também do SINPROF da Lunda-Norte, o professor Filipe Moisés Tchata, é membro dedicado do SINDICATO, mais velho que merece todo o respeito por parte de todos, porque muitos destes Policias os seus filhos ao longo do tempo passaram pelas suas mão, fez parte integral dos  professores que entraram em greve desde o dia 20 de Maio de 2013, exigindo do Governador Ernesto Muangala, o pagamento de Subsídios de ferias desde 2009 e de outros benefícios, bem como a exigência de condições de trabalho, revisão pontual das categorias pedagógicas etc., etc,.




José Abreu Tambatamba, é SINDICALISTA a mais de 20 anos, fez cursos no país e no exterior, tem conhecimento profundo do que faz e exige das entidades empregadoras, por isso, ele é de opinião a de que, as Leis são para serem cumpridas e o governo deve ser o primeiro cumpridor e não o contrario como acontece neste país.




O governador Ernesto Muangala, responde Violentamente, coloca força militarizada nas escolas civis e nega-se a cumprir absolutamente nada do caderno reivindicativo e do memorandum de entendimento de Dezembro de 2012. Percorrer escola por escola, município por município, corrompe Directores de Escolas, alguns Professores em detrimento de outros, para além de salários em atrasos, com ameaças e perseguições.




SINPROF na Lunda-Norte, esta a pedir apoios tanto Jurídicos, como de solidariedade de Organizações Nacionais e Internacionais de Direitos Humanos, para com o seu membro agora preso em Lucapa ilegalmente. Temem pela idade avançada e da debilidade do mesmo, sobretudo pelas torturas psicológicas que esta a sofrer no espaço em que se encontra no Comando Municipal da Policia Nacional em Lucapa.



Por Samajone na Lunda Tchokwe