sábado, 20 de julho de 2013

DENUNCIA – MAIS UMA VEZ REGIME DE JES TENTATIVA PARA COMPRAR MEMBROS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

DENUNCIA – MAIS UMA VEZ REGIME DE JES TENTATIVA PARA COMPRAR MEMBROS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE


               


Fonte de confiança que acompanha o Dossier da reivindicação da Autonomia que consagra a legitimação do direito, natural e transcendental, no limite em que se enquadra a definição Universal duma Nação e de acordo aos limites reconhecidos na conferência internacional de Berlim 1884-1885, sobre a Nação Lunda Tchokwe, disse que uma forte campanha que visa à compra por meio de grandes ofertas de promessas em dinheiro, Viaturas, Casa e bons empregos, acompanhado também de ameaças de morte, perseguições e humilhações contra membros do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, teve já inicio.





Com efeito, o SINSE/SINFO e o SISM – Serviço de Informação e Segurança do Estado e o Serviço de Inteligência e Segurança Militar da Casa Militar da Presidência da Republica e os serviços de intensidade baixa do Comando Geral da Policia Nacional, trabalham na identificação do chamado zonas de grande influência do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, na identificação também de potenciais Activistas do movimento em colaboração, sobretudo de alguns elementos do Partido PRS, nas seguintes localidades Cuango, Cafunfo, Caungula, Saurimo, Lubalo, Lucapa, Dundo, Nzaji e Luena.





O SIE Serviço de Inteligência Externa, esta a fazer o mesmo em alguns países da Europa, sobretudo no REINO UNIDO, Portugal, Bélgica e França.




De acordo com a fonte, um dos métodos, será o rapto de Activistas afectos ao movimento do protectorado da Lunda Tchokwe (Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda), forja de falsas provas para que sejam encaminhadas as prisões, sob pressão de ameaças e torturas na cadeia, facilmente, estes Activistas se comprometeriam a aceitarem as ofertas e fazerem declarações de arrependimento.




A fonte disse que a nível da Lunda Tchokwe, as reuniões conjuntas dos Comandos do SINSE/SISM e CGPN de Kuando Kubango, Moxico, Lunda Sul e Norte tiveram lugar na localidade do Cuango.




Outro método tem sido a infiltração de agentes no seio do movimento, filhos da Lunda Tchokwe que se identificam abertamente pertencerem ao SINSE/SISM e CGPN, como arrependidos de maus tratos daqueles órgãos do regime do Presidente Jose Eduardo dos Santos, por serem Lundas, a fim de ganharem confiança dos Activistas do Movimento, simulam informações falsas sobre a actuação dos referidos órgãos contra o movimento do protectorado. Com esta formula, aproximam-se cada vez mais aos Activistas, para posterior mobilização e a compra das suas consciências.




Criação da cultura de medo, por meio de ameaças e perseguições permanentes, conjugados com ofertas de meios de transportes, casa e outros benefícios as Autoridades Tradicionais locais Lunda Tchokwe, que também são usados inocentemente a fim de persuadirem os jovens para não aderirem em massa ao movimento reivindicativo.





O discurso proferido pelo Presidente José Eduardo dos Santos no dia 27 de Março de 2013, no Fórum Pan-africano realizada em Luanda numa organização conjunta da UNESCO, União Africana e o Governo angolano - “FUNDAMENTOS E RECURSOS PARA UMA CULTURA DE PAZ”.




Disse: “REGRA DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DEVE SER O DIÁLOGO E O DEBATE FRANCO E ABERTO, COMO FORMA DE ALCANÇAR O CONSENSO”. “As questões de natureza interna, e mesmo as que possam ocorrer a nível internacional, não devem ser dirimidas por via da confrontação violenta, mas sim através da concertação e negociações permanentes, até se chegar a um acordo que dê resposta às aspirações das partes envolvidas, mas que ao mesmo tempo se conforme com os superiores interesses nacional tal como a soberania, a unidade e a integridade da nação e o respeito pela dignidade humana”.





O povo Lunda Tchokwe quer o Diálogo e o debate franco e aberto para o alcance do consenso, não a compra de Activistas do Movimento que reivindica os Tratados de Protectorado.