quarta-feira, 3 de julho de 2013

DOSSIERS CATOCA II TERCIARIZAÇÃO DE SERVIÇOS

DOSSIERS CATOCA II TERCIARIZAÇÃO DE SERVIÇOS





A Sociedade Mineira de Catoca anteriormente ex- mina de Catoca, situa-se à trinta e cinco quilometro da cidade de Saurimo, á norte, anteriormente baptizado com o nome de H.Dias de Carvalho. É uma das maiores kimberlite do mundo que eleva Angola a quinto maior produtor de diamantes mundial sendo essa a única que produz (78,2%) de diamantes que são comercializados por Angola no mundo, sobretudo para os EUA, China, Rússia, Brasil, Arábia Saudita, Portugal entre os vários parceiros.




Essa arrancou com em 1990 com o investimento do capital de comparticipação entre os Russos, Brasil, Israel (CHINA SONANGOL) e (.....) muito antes do arranque oficial a mina já tinha produzido em dois consecutivo anos, cuja a produtividade foi opaca ao público, precisamente a mina de Catoca é a única empresa publica que mantém o seu gestor principal em frente a mais de 18 anos desde o seu arranque .



O famoso kimberlite mundial esta rodeada de comunidades autóctones carentes de água potável, eletricidade, hospitais e escolas. Vivem em cubatas de pau a pique não cimentadas. É uma situação comum caracterizado em toda a Nação Lunda Tchokwé.



As políticas de privatização que a empresa Catoca optou não foram submetidas a concurso público. Todo o equipamento que as micro-empresas privadas que dispõe foram adquiridos com o fundo público da própria empresa.



Na nossa ultima edição havíamos prometido publicar as empresas que faziam a prestação de serviços naquele kimberlite a luz da Lei de probidade publica, o nepotismo e cabritismo que impera na mesma.



Sector
Designação Empresa
Proprietários
Segurança
OMEGA
João de Mato, Kopelipa, Nganga Jr
Transporte
Transipéro  - Circulação Interna Catoca
João Luis de F. Coelho (Rptante),
Transporte
LUMEGE,LDA – Saurimo/Catoca
Gonçalves Muandumba
Construção
Promosstroi SA
D.Kajama, Txiuissa, Nganga Jr
Maquinaria
IMPERMAQUINAS
Maria João Nganga (esposa NgJr)
Logística B Consumo
NOVA-GESTE
Manuel Vicente +Portugal
Saneamento
Transclim
Manuel Vicente – Vice Presidente
Hospedaria
Transclim
Manuel Vicente – Vice Presidente
Agropecuária
Cooperativa Txizavu
Nganga Jr & Companhia
Saúde
TEGUS
Diogo de Sousa & Companhia
Pesquisas Geológicas
GEO-SONDAS
Manuel Felix Tunga & Companhia



O Director geral do Catoca Nganga Jr, é praticamente sócio de todas as áreas de prestação de serviços onde  mantém uma quota percentual, a sua esposa foi lhe atribuída o sector dos equipamentos, é ela, com a sua empresa quem  faz as aquisições de maquinarias para Catoca com fundos do próprio estado. A fonte diz que Nganga Jr chega a auferir mais de 100.000,00 USD/mês, para além do que recebe das suas associadas, é considerado actualmente o homem forte dos diamantes...



As empresas Associadas estrangeiras; Rússia, Brasil, Israel vendeu as suas acções a CHINA SONANGOL que tem como PCA o Sr Vice-Presidente da Republica Manuel Vicente já fizeram a rotatividades dos seus gestores mais de (4) vezes desde que a empresa arrancou; Angola é o único que nunca mudou de Gestor (Nganga Jr, esta a ferro e aço, imóvivel).



A Lumege – transportadora ao serviço de Catoca e beneficente dos rendimentos, empresa pertença do actual ministro da Juventude e desporto, fretada pela sociedade minera de Catoca não quer assumir nem disponibilizar a reforma a mais de 20 trabalhadores com idade compreendida de 65 a 80 que actualmente prestam forçoso serviços naquela empresa, sendo os injustiçados maioritariamente com mais de 45 anos de prestação de serviços.



Segundo a fonte, ao longo dos 13 anos da existência da empresa (Lumege) o desconto salarial dos rendimentos não era canalizado para a caixa social; isso faz com que muitos dos seus trabalhadores com mais de 45 anos de serviço se encontrem penalizados da reforma.



Os referidos trabalhadores em penalização, já foram trabalhadores desta mina no tempo colonial, passaram para Catoca e depois transferidos para a empresa LUMEGE que passou a explorar a área de transporte de pessoal passado a privatização.



Dossier continuará com a carta que os trabalhadores remeteram ao Conselho da Administração de CATOCA em 2012, até ao momento sem resposta do PCA...