terça-feira, 16 de julho de 2013

AINDA SOBRE DEMOLIÇÕES NA LUNDA-SUL, MORADORES DO BAIRRO CANDEMBE EM SAURIMO PEDEM APOIOS A QUEM DE DIREITO

AINDA SOBRE DEMOLIÇÕES NA LUNDA-SUL, MORADORES DO BAIRRO CANDEMBE EM SAURIMO PEDEM APOIOS A QUEM DE DIREITO





Os mais de 449 Familiares e Moradores do Bairro Candembe em Saurimo que perderam suas Residências, demolidas pelo Executivo Provincial da Senhora Governadora Cândida Narciso, pedem apoio a quem de direito. Tudo porque até a presente data, não há nenhuma indicação por parte do Executivo Provincial, a de que haverá solução a médio prazo para a restituição de novas moradias.




São 449 famílias, para um universo  aproximadamente de 1796 pessoas entre Crianças e Velhos. O que esta acontecendo em Saurimo pare um conto de filmes de ficção ou de novela de televisão, mas é a pura realidade. Não há solidariedade de nenhuma pessoa ou instituição como MINARSE, nenhuma voz se levanta a favor dos sinistrados.



Vários populares estão ao ar-lento, e dentro de 60 dias tem inicio a época chuvosa na região da Lunda, advinha-se um período de maior desgraça para estas 449 Famílias, a governadora tenta a todo custo minimizar a situação, até alguns Activistas locais de direitos humanos já foram advertidos para não divulgar absolutamente a questão das demolições que aconteceram nesta cidade.



Neste momento esta sendo reportado doenças respiratórias agudas, sobretudo em velhos e crianças, nesta época as temperaturas em Saurimo são húmidas, muito seco, muito vento acompanhado de muito pó, para além de que 90% destes moradores são desempregados e desmobilizados das ex-FAPLA sem capacidades económicas financeiras.




Uma Comissão composta por (5) membros foi criada para tentar negociar e resolver o problema habitacional junto da Governadora; Evaristo Domingos Muamuxinda é o Chefe  da referida comissão, que faz parte também: a Senhora Fernanda Cândida, Joaquim Chinhama,  Isaias Joaquim e o senhor Kawaha.




Os mesmos disseram que a Governadora Cândida Narciso disse para eles, que devem voltar para as suas terras de origem, não estão a fazer nada na cidade de Saurimo. A  pergunta é, que terra de origem são eles?.. Moconda, Cacolo, Dala, Cuango, Capenda ou Huambo?..Lubalo, Caungula, Lucapa, Muconda, Dala ou Capenda Camulemba é a mesma terra LUNDA TCHOKWE, dizem  os sinistrados da senhora governadora da Lunda-Sul.




A Senhora Fernanda Cândida, disse que ela é da Lunda e tem o direito de viver em qualquer canto desta província e não admite que seja assim maltratada, se os estrangeiros vem de longe e encontram abrigo porque é que ela dona destas terras é maltratada, desabafou, acrescentando que é da família nobre Lunda Tchokwe, os Thumba Kalunga e Muatximbundo. Porque é que a governadora não manda tantos estrangeiros ilegais nas suas terras de origem e manda-nos a nós?..


De acordo com o Sr Evaristo Domingos Muamuxinda, a governadora, para gozar com os 449 familiares, cedeu um espaço no Bairro Pimbe, na margem esquerda do rio Chicapa que é uma ravina há muitos anos, ela nos quer ver mortos, não sabemos porque votamos no MPLA, porque aceitamos tantas mentiras deste governo, ao longo destes anos todos, desde a independência em 1975, concluiu o nosso interlocutor, que admitiu organizar uma “MANIFESTAÇÃO PACIFICA” nos próximos tempos.




A comissão de moradores de casas demolidas no Candembe que foi criada, pede apoio as Associações de Direitos Humanos ou Associações de Advogados para os ajudar a resolver os seus problemas de habitação que é um direito consagrado na constituição, que a Governadora da LUNDA-SUL esta a violar...




Informações que circulam a nível da Lunda-Sul, diz que a área foi vendida para uma empresa CHINESA com a participação da Elite governativa do regime ditatorial e sanguinário do Presidente José Eduardo dos Santos, que vai construir um Condomínio na zona, para posterior revenda aos endinheirados de Angola ou estrangeiros, a governadora Cândida Narciso, esta sendo pressionada para libertar a área das populações que a ocupam.




A mesma fonte diz que 85% da cidade de Saurimo já foi vendida, o responsável deste negócio a favor do regime sanguinário do Presidente José Eduardo dos Santos, é o senhor Santos Bikuku, um caudilho ao serviço do senhor Fernando da Piedade Dias dos Santos tc Nando, o Presidente da Assembleia Nacional e o senhor Paixão Júnior, o PCA do Banco de Poupança e Crédito.




O Delegado do Interior e Comandante Provincial da Policia Nacional na Lunda-Sul, ameaçou dizendo que se os moradores persistirem na zona, ele vai ordenar as suas forças para disparar, e que se morrer pessoas ninguém vai lhe fazer absolutamente nada, “Vocês vão queixar-se aonde? E quem vai vos dar ouvidos, seus pobres!..” “Eu tenho ordens superiores do Comandante Nacional Comissários Ambrósio de Lemos e do Comandante em Chefe José Eduardo dos Santos” “matar um cão qualquer destes, não é problema para mim”, disse na ocasião.



Na Lunda o governo defende os estrangeiros, mas nunca o faz quando se trata de nacionais autóctones, é muito triste o que aqui realmente acontece, muitas vezes quem assim o faz são filhos natos de cá, disse um morador.



Por Samajone na Lunda