quarta-feira, 10 de julho de 2013

DEMOLIÇÕES DE CASAS NO BAIRRO CANDEMBE NA LUNDA-SUL

DEMOLIÇÕES DE CASAS NO BAIRRO CANDEMBE NA LUNDA-SUL






O Bairro Candembe já existe na periferia da cidade de Saurimo há sensivelmente 30 anos, desde os primórdios dos  anos 75 e no decorrer da guerra civil que assolou Angola que esta parte da cidade começou a crescer, com as populações maioritariamente vindas das localidades do Município de Cacolo, Lubalo, Caungula e alguns vindos do Cuango, Capenda Camulemba, Alto Chicapa e de outras localidades.




Ao longo destes anos, estas populações nunca foram incomodadas, o bairro cresceu até as margens do rio Chicapa, pero da captação que actualmente alimenta a cidade e mais ao norte deste perímetro, na foz do rio Luavuri com o seu afluente Chicapa e Muangueji. Para além desta área, a cidade cresceu desordenadamente até ao Aeroporto, fechando o perímetro do Luari.



Com o nascimento da Praça do Candembe, como conseqüência do alargamento populacional da cidade, esta área tornou-se a mais preferida pelos comerciantes e cantineiros, vimos o nascimento de armazéns de diferentes produtos maioritariamente pertencentes à Malianos, Libaneses, Senegaleses e outros oestes Africanos.



De repente o Governo Provincial usando todo tipo de artimanhas, classifica a área de reserva fundiária do estado.



Fonte disse que o Bairro Candembe já foi vendido faz tempo, com o aproveitamento da política maquiavélico  segundo a qual, a terra pertence ao Estado desde 1975, por isso, o governo pode vender e transmitir a superfície para qualquer pessoa que tiver dinheiro e ponto final.




Sem prévio aviso, na madrugada do dia 8 de Julho de 2013, os moradores do Bairro Candembe em Saurimo, acordaram cercados por efectivos da Policia e maquinas a mando do Governo da Senhora Cândido Narciso que de repente começaram a demolir as suas residências. Situação parecida com aquela que aconteceu em Luanda no Bairro Mayombe. Neste momento as populações, crianças e mulheres estão ao ar lento sem cobertura, neste tempo de cacimbo, clima seco, com humidade acompanhado de poeira.





É neste período do ano que aparece muitas doenças, sobretudo respiratórios agudos para crianças e velhos, com um hospital provincial que esta sem medicamentos nem a capacidade humana.




Assim no dia 9 de Julho, os Munícipes de Saurimo do Bairro Candembe concentram frente à sede do Partido MPLA aproveitando a permanência da governadora no local para contestar a demolição das suas residências feita no dia 8 de Julho sem prévio aviso nem a indemnização pondo ao ar-lento dezenas de família.




Foi uma manifestação de repudio pelas demolições, flagrante violação aos direitos humanos, violação de direita a habitação, só se pode demolir, quando existem condições para uma nova acomodação. Neste Bairro a maioria dos seus residentes é desempregada.




Mesmo assim, a governadora não disse nada, parece que esta satisfeita com acção feita de colocarem as populações ao ar-lento. Estas pessoas estão a clamar por SOCORRO E APOIOS URGENTES. 



Por Samajone na Lunda