segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SURDO DE MORTES NA LUNDA – SUL O HOSPITAL PROVÍNCIAL SEM CAPACIDADE DE RESPOSTA


SURDO DE MORTES NA LUNDA – SUL
O HOSPITAL PROVÍNCIAL SEM CAPACIDADE DE RESPOSTA

A existências do único Hospital Provincial na Lunda-Sul com areas de atendimentos incompletos, e tendo em conta o rápido crescimento populacional da província, faz deste Hospital sem capacidade de resposta.

O Hospital Regional de Henrique de Carvalho foi construido em 1967, hoje Saurimo.

As autoridades competentes não são capazes de porem fim ou redução da alta taxa de mortalidade que esta a ceifar dezenas de vidas diáriamente nesta cidade.

Associado a isto, a negligência ou incapacidade do pessoal da Saúde daquela unidade Hospitalar, que quanto não tem soluções, aconselham pacientes a recorrerem aos curandeiros ou quimbandeiros tradicionais, alegando que a patologia que sofrem seja de origem feiticeira.

A casos em que o paciente internato durante dias a fio, quanto o pessoal da saúde aperceber que vai morrer, dão alta, consequências, o doente morre no seu domicilio, depois os seus familiares são obrigados a devolver o corpo na morgue do mesmo Hospital sob cobrança de valores avultados.

Porque tanta morte em saurimo?.. uma simples diáreia, sarampo, paludismo,doenças respiratórias agudas, hipertensão, malaria, diabete, anemia ou coisas assim, são confundidas com o feitiço até pelo pessoal da saúde?..
SALVEM A LUNDA-SUL, porque estamos mal.

In Saurimo por
Viagem Muautende Keshi Meso
E-mail:vkmkeshi69@hotmail.com