quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os Judas do século XIX - Domingos Chipilica Eduardo

Benguela - A vida política angolana é recheada de virtudes e vícios que jamais se apagarão na memória colectiva. Gostaria entreter em reflexão um assunto muito tabu a segurança, a perseguição e os serviços de inteligência. Dito de outro modo os actos de cada um de nós pelos filmados pelos “OS JUDAS.”




As sagradas escrituras caracterizam Judas como um dos discípulos de Jesus Cristo que lhe entregou as mãos dos malfeitores. O traidor, aquele que desvirtuou todo o percurso honroso e feliz que o destino reservava para toda a humanidade. Arrependido enforcou-se barbaramente. Conclui que o seu acto foi um fracasso total. Embora haja quem defenda que ele terá sido vítima de Deus.


Tem havido por parte de muitos irmãos o medo generalizado, de forças e pessoas que podem nos entregar e desaparecermos facilmente da terra dos vivos. Temem-se muitos os homens da inteligência e segurança desnecessariamente. A lei magna de Angola nos artigos11.º e 212.ºconsagram o respeito a lei e a protecçao do espaço territorial angolano e as suas vidas.E não contrariamente como se tem infelizmente propagado. Certa vez conversava com alguém, disse-me que foi confundido inúmeras vezes por ser da bófia pelos seus amigos da sociedade civil, da imprensa … Ninguém mais gostava de aproximar-se á ele. Sob pena de transportar as suas“conversas” ou mudava-se rapidamente de conteúdo de conversa tão logo que ele aparecia no seu seio.



Criou-se na cabeça das pessoas que os bófias são autênticos traidores quiçá porque a historia politica angolana nas suas páginas sangrentas existirem pessoas que foram mortas, desaparecidas, torturadas sem a mínima confirmação da verdade apenas porque alguém maliciosamente forneceu uma informação falsa.


A Constituição Angolana sem distinção atribui aos homens da segurança não como servente do partido da situação mas de todos os angolanos quando diz que “ Os órgãos de inteligência e de segurança do Estado são órgãos incumbidos de realizar a produção de informações e análises, bem como a adopção de medidas de inteligência e de segurança do Estado necessárias à preservação do Estado democrático de direito e da paz pública”.A vida real é diferente explicou-me melhor.



Primeiramente há no meio destes órgãos transportadores genuinamente de dados falsos e fabricados contra as pessoas e as suas actividades. Eu já fui vítima disso. Por outro lado existe um temor que eu diria desnecessário pois a maioria dos angolanos apenas se preocupam com as pessoas que exercem estas actividades directamente quando os seus verdadeiros colaboradores estão infiltrados na comunidade, na família, na escola, no trabalho, nos partidos políticos (maioritariamente na oposição,) nas Igrejas, nas ONGs e nas associações enfim em tudo que haja instituição e pessoas.



Parece irreal a como descrevo isto, talvez alguém diga que é mais uma acusação barata. Entretanto os Judas estão mascarados de muitas formas por isso isto de desconfiar e temer a vida é simplesmente um teatro. Como estão distribuídos! Se cumprissem o seu verdadeiro papel já saberíamos quem causam” os desmaios de fome e de sofrimento” a riqueza pública. O mais grave é que muitos jovens e não só aderem aos serviços por causa do salário, é muito bom!


Tenho dito aos meus próximos que não adianta temermos a vida, os Judas comem e bebem connosco.

FONTE: Club-K