sábado, 13 de agosto de 2011

CONFLITO DE TERRAS - CATOCA vs SAMBAIA


CONFLITO DE TERRAS - CATOCA vs SAMBAIA

A província da Lunda –Sul, pode conhecer o primeiro caso de conflito de terras nos proximos tempos, correm rumores na cidade de saurimo, as de que a empresa de exploração de diamante, CATOCA, tem intenções de transferir a população do Bairro Soba SAMBAIA para uma outra localidade.

O Bairro SAMBAIA existe nas imediações do perimetro da exploração do Projecto Catoca desde o tempo colonial. Esta população é nativa nesta areia, a mina de Catoca veio depois.

Fontes famíliarizados com o processo, pensam que existem dois motivos da parte do Projecto Catoca nas suas intenções; primeiro, o alargamento do Quimberlito até a aldeia do Velho SAMBAIA, há cerca de 5 Km do Projecto, ou segundo, o Bairro seja o lugar de esconderijo de “garimpeiros”.

Por uma ou por outra, a lei de Angola sobre a exploração de diamantes em localidades onde vivem populares, é a de que, primeiro deve se criar um novo bairro em melhores condições do que aquelas, e depois é que se deve fazer a transferência.

Se a intenção do Projecto CATOCA é de proteger o perimetro da exploração, então que cumpra o que esta estipulado na Lei dos diamantes e o resto será facil.

Dizem que toda a Lunda esta coberta no seu subsolo de diamantes, será que vamos ser transferidos todos os anos de um sitio paro outro?..



In Saurimo por
Viagem Muautende Keshi Meso
E-mail:vkmkeshi69@hotmail.com