segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A injustiça e a falta de sensibilidade humana a favor da vida


Violação de um direito a vida!
A injustiça e a falta de sensibilidade humana a favor da vida, é o que estamos a asistir do Poder Judiciario Angolano em relação aos membros , Activistas Politicos do Movimento do Protectorado da Lunda, que há mais de 4 meses se encontram doentes na cadeia da Kakanda, Dundo, Lunda-Norte.

Varios apelos foram feitos, inclusíve da Amnistia Internacional que apelou ao Ministério da Saúde, da Justiça, das Relações Exteriores e ao Governo Províncial da Lunda-Norte no pretérito mês de Junho de 2011, mesmo assim não foram atendidos estes apelos da comunidade internacional.

Continuam doentes, para além dos Activistas José Muteba, Sebastião Lumani e António da Silva Malendeca, agora também o Activista Domingos Henrique.

O estabelecimento prisional da Kakanda, inaugurado em Fevereiro de 2011, carece de condições médico medicamentosa para asistir doentes, tem falta de água e alimentação em condições e de energia electrica. A maior parte dos reclusos doentes, os familiares é que têm que recorrer ao mercado paralelo a procura de medicamentos.

Os mais de (7) Activistas do Movimento do Protectorado da Lunda, continuam ilegalmente presos, reféns de uma reivindicação a um direito legitimo “Autonomia Administrativa, Económico e Jurídico” da Lunda. Mesmo com a revogação do artigo 26 da Lei 7/78 e a interposição do “Habeas Corpus” pelos advogados de defesa da Associação Mãos Livres em Janeiro de 2011.