quinta-feira, 16 de junho de 2011

Wa Wê! Quando em Cafunfu tinha Kamanga!



Há uma pedra valiosa lá nas Lundas em Angola, se lhe tocas ficas rico! se lhe tocas ficas quente eh! eh! Kamanga! eh! eh! Kamanga! Assim cantava Rey Webba nos meus tempos de menino.

Mais adiante na música, ele cantava que a Kamanga era uma pedra que dá furtuna, uma que dá kumbu. Que para os nativos lundas ainda naquela altura, poderiam tê-la vertido em a kamanga é uma pedra que dá sustento.

Movidos pela música e pelo o status que as "Lundas" davam, muitos angolanos afluiam livremente a estas terras em busca desta pedra valiosa. E sem dúvida, muitos se fizeram às Lundas e conseguiram não uma, mas várias pedras valiosas e podiam vendê-las tão livremente assim como as conseguiam. A terra, as doenças e ambição fizaram algumas vítimas, mas não o suficiente para parar o ímpeto das Lundas.

Algumas pequenas curvas no tempo depois, chegamos para outra música. A música que mais mulheres angolanas deixou desgostadas. A música de Nacobeta, não o Wa ki Mono, outra muito imoral e muito dura ao retratar o que hoje, Hertz e sua turma insistem em dizer que não há ofensa no tema "Os monólogos da VAGINA", Nacobeta, quis ser terra-a-terra e arranjou-se o pior sarilho, meteu toda a OMA revoltada. Mas parece que "Monólogos da Vagina não soa mesmo ofensivo, neh!? É claro que eu não compactuo com músicas ou conteúdos imorais e obcenas, longe de mim! Nacobeta retratou-se cantando "Desculpa Mamã".

Ainda na senda das Músicas, e não muito tempo depois, "Quero ser Político" de Teta Lagrimas, chegou no cenário e parece ter ofendido por demais os sobas da política angolana. Por que a política conforme retratada nesta música saiu do grego "politikós" (ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados) para se tornar num hobbie, por que ser Político <<é o que está a bater>> onde desarrazoados e insensíveis, intelectuais ou burros, angolanos ou estrangeiros, sérios ou lambe-botas, homens ou mulheres se engajam para ter o bolso cheio, o último carro da moda, imunidade à lei juizes e tribunais etc, simplesmente porque <<é o que está a bater>>. Eu não sei se o Teta Lagrimas ainda canta! Mas parabens pela música.

O que dizem os factos, muito tempo depois?

Rey Webba cantou que a kamanga é uma pedra que dá fortuna e precisou o lugar onde encontra-la <>. Hoje, nem por sonho se vai às Lundas cavar kamanga. Hoje vai-se às Lundas, mas só para ir vender postiços, roupa "Nigéria", gastáveis e outras míseres. As "Matas" - vulgos possos de diamante - estão repletas de tropas armados até aos dentes e de plantão 24/24horas, para cravar com balas qualquer um (menos alguns) que se atreva a tentar conseguir as famosas pedras valiosas que Webba cantou. Nem alguns nativos Lundas, que davam a minima para a formação acádemica, porque haviam nascido numa terra abençoada, onde para se ser rico basta cavar 2 a 3 metros em direção ao núcleo da terra. Hoje eles viram que tudo mudou, e para pior. Eles querem estudar, mas estão privados de Universidades, só devem estudar até ao ensino médio. Querem sair das Lundas, mas só de avião porque há muito que estradas não existem. Eles hoje querem entender as polítcas de gestão dos <> diamantes, mas tudo que podem é servir como mão-de-obra para Endiama, Catoca e muitas outras que ninguém Toca. A kamanga acho que tem sido a pedra que dá desgraças para os Lundas assim como o petróleo para os zairenses (habitantes da província do zaire). Não é à toa que eles (os Lundas) clamam por autonomia! Quiçá, Independência!!!

Nacobeta cantou "Sua ....." e quase que lagrimou pela avalanche de criticas que recebeu. Não só ele, mas o kuduru de uma forma geral, era visto como o pior dos estilos musicais de Angola. A OMA, os Deputados, os Cotas do Semba, etc não pouparam as gargantas. E chegaram mesmo a perguntar, <> Mas o golpe para a mudança deste conceito veio de quem menos se esperava.

Bruno M canta "Tchubila" (que até hoje eu não sei o que significa) e põe aquele que muitos angolanos tem chamado de "Nosso clarividente" Presidente Eduardo dos Santos a cantar Tchubila (eu não sei se ele já sabe o que significa. Mas acho que para ele pouco importa o significado). Foi mesmo um golpe de mestre. Desde aquela data até hoje ninguém critica mais o kuduru e nem ninguém. A OMA se tornou OMIssa.

Todo mundo calou e a coisa virou moda. Para reforçar, no concurso Divas de Angola de 2010, Própria Alixa com suas bailarinas, não se cansaram em exibir tamanhas nádegas na frente (se quiser, na cara) do presidente. Era tanta extravagância que só um clarividente não processa, tanto a organização do evento bem como a Própria Alixa por irreverência. Mas ninguém deu a mínima e já estamos no fim do IV congresso do MPLA, "Mais Desenvolvimento, Mais Democracia" (Faltou "e Mais Libertinagem") de 2011. E é a vez de Patricia Faria fazer a farra, levantando a saia tantas vezes na frente do Presidente e ninguém pode negar que o que vinha depois da grande saia, era aquela roupa de que prefiro não comentar.

Muito antes deste episódio, lançaram-se no mercado do kuduru as músicas: “Do Kambuá” e “Tchuco Tchuco lá Dentro”. Numa das festas publicitada pela TPA os autores dessas irreverências apareciam no spot a dizer: "Eu o criador do Kambuá lá estarei", "Eu o putu do Tchuco Tchuco também lá estarei”. A dança do kambuá foi praticada até por influentes políticos. Eu me pergunto, onde está a OMA que tanto criticou Nacobeta? Os kotas, os Deputados? O que o director da TPA diz quando vê que nos spots da casa que dirige, os organizadores das festas chamam-se "Os Engravida"? Cantam Tchuco, Kambuá (a primeira vez que ouvi/vi esta música, foi num videoclip no canal 2 da TPA, no programa “Sempre a Subir”), Zig Zig etc? Terá ele coragem de proibir seus filhos de tacarem essas músicas em casa? Que moral é que voces querem passar para os jovens e as crianças (visto que as vossas publicidades ofensivas ou não, não tem hora nem idade). Eu não sei como chamar essa fanfarrice, o que é condenado na rádio e no jornal, passa a bom tom na TPA!! Se o que o Nacobeta cantou foi uma grande ofensa o que os Irreverentes de hoje desde os "Monólogos da Vagina" (com estreia da apresentação do projecto em pleno horário nobre em que crianças estão no sofá) à nova vaga do kuduru, alguns sembas/kizombas como ngaxi, zig zig, dá só, etc, não são um atentado à moral social?

E a música de Teta Lagrimas? Será que estava longe de acertar? Quem são os mais ricos? Quem são os que têm a lei sempre a seu favor? Que se eximem de culpa da pobreza, quando filhos e esposas são milionários? Quem que nos seus casos judiciais (raros) a acusação parce engolida pela defesa, levando 3 a quatros dias, desta vez, já vamos fazer uma semana sem que a acusação se pronuncie? Quem são os que nos seus casos judiciais, tanto a defesa como acusação parecem não existir, pôem-se na prisão, sem julgamento e meias voltas, tiram-se de lá e lá estão novamente ocupando grandes cargos na política interna? Quem são os que nunca são exonerados apenas trocados? Quem são os cujos filhos comentem a bel prazer qualquer irregularidade e a polícia até tem medo deles? Quem são os que têm condominios bancos e tantos outros investimentos e não precisam se preocupar com impostos aduaneiros e outros relacionados? Quem é que manda em Angola????

Com tudo isso, eu só quero dizer a ti que o MPLA e seu Governo já não servem para Angola. Roubam-nos Economicamente, destroem a moral social do país, dificultam cada vez mais a vida de desfavorecidos como você, eu, nós os angolanos dos pés descalços. Nunca sairão por eleições, (mas também não aconselho a você a fazer guerra, guerra eles gostam e sai-lhes um lucro!!! Voce nem imagina! Não faça guerra das armas, a nossa guerra é verbal, é ajudar a você a ver o que realmente é o MPLA, um INADEQUADO PARA ANGOLA) nunca melhorarão as condições. Nunca despirão do seu governo todos os escaravalhos que nem para fazer jornal mural servem. Nunca terão o povo nas suas prioridades. Nunca destruirão a espiral que lhes liga um ao outro, eles estão amarrados entre si; se tirar forçosamente alguém e ele "abrir a boca", eles sabem que é o fim deles. Por isso nunca espere julgumentos justos quando os envolvidos são os da rede do regime, pior ainda se não o forem. Nunca terão moral suficiente para corrigir os angolanos - porco não pode dar conselhos ao javalí. Enfim, è preciso que você que ainda não se envenenou com o MPLismo ou que já está saturado, unamos forças para juntos construirmos uma NOVA ANGOLA! Ela está tão próxima!!!!!

Mbanza Hamza, o soldado esquecido ( nozcinquenta@live.com )

Angola24horas.com