sexta-feira, 17 de junho de 2011

Discurso do Presidente JES ontem no Kuando Kubango

Uma parte do Discurso do Presidente José Eduardo dos Santos, ontem dia 16/06/2011 no Kuando Kubango, na reunião do conselho de Ministros realizado naquela província


Vamos gizar programas nesta sessão para resolver problemas da população, mas estes não serão os últimos programas. Vamos acertar, reforçar, reajustar, depois de auscultarmos as autoridades locais, governo da província, os membros da comissão executiva do partido maioritário, para que possamos caminhar mais depressa.

Nós temos pressa porque os problemas são prementes, nos domínios da água potável, energia, saúde, educação, da produção alimentar por forma a conseguirmos a auto-suficiência e combater a fome e a pobreza, e a criação de emprego para jovens, empregos todos que tenham idade activa para contribuir para o desenvolvimento nacional.


Portanto, estes problemas estão nas nossas agendas. Temos algumas soluções para agora, temos soluções para curto prazo e temos soluções de longo prazo. Mas insisto, não nos percamos em problemas secundários. Não enveredemos para a via da divisão da população, do tribalismo, o racismo, o separatismo são métodos maus que minam a coesão, a unidade nacional, a união e unidade necessária para acção vigorosa.

Por isso termino como comecei. Eu penso que juntos vamos conseguir resolver os nossos problemas. Tenhamos esperança em dias melhores e contamos com o apoio da população. Confiamos no nosso povo e só juntos é que poderemos realizar os nossos sonhos.