terça-feira, 14 de junho de 2011

LUNDAS: Dezenas de mortos em confrontos com garimpeiros e agentes da Teleservice

Lundas: dezenas de mortos em confrontos com garimpeiros
Agentes da segurança industrial da empresa Teleservice e garimpeiros em número não determinado confrontaram-se neste fim-de-semana na região da Antena-Kafunfu/Cuango.


Agentes da segurança industrial da empresa Teleservice e garimpeiros em número não determinado confrontaram-se neste fim-de-semana na região da Antena-Kafunfu/Cuango.
Informações a que tivemos acesso davam conta que se tinha elevado para 14 o número de mortos contabilizados do incidente da Lunda Norte, rica em diamantes.

Esta manhã dois corpos tinham sido resgatados das águas do rio Cuango. Ambos eram filhos de um chefe da autoridade tradicional local, cujo nome não conseguimos identificar.

Os restos mortais foram sepultados hoje mesmo e na vizinhança da margem do rio, operação que contou com a colaboração de elementos da polícia nacional.

Na sequência da refrega ocorrida, a polícia deteve pelo menos 47 pessoas implicadas, desconhecendo-se qual o seu paradeiro certo neste momento.

Na semana passada, agentes da segurança industrial da Teleservice resolveram dispersar garimpeiros, talvez por receios de que estes se apossassem do espaço pertencente ao Projecto Cuango, fazendo vítimas mortais.

Da reacção popular, dois agentes da segurança terão sido atingidos mortalmente.
Todas as tentativas por nós efectuadas incluindo o contacto com o governador provincial, não resultaram.

A VOA não pôde verificar independentemente esta informação reportada por testemunhas, embora o padre Tony, da Comissão de Justiça e Paz, organismo afecto à Igreja Católica na região, tenha admitido a ocorrência do incidente.

A retomada do discurso da restituição das terras aos residentes locais para a exploração artesanal de diamantes tem criado um forte entusiasmo nos residentes locais.

Na semana passada o ministro da Indústria Joaquim David atribuiu centenas de senhas e anunciou que o processo vai continuar, como forma de minimizar a pobreza que grassa as populações.

Tudo que nós queremos é que das promessas do ministro com quem estivemos na semana passada possamos beneficiar também da nossa riqueza, disse o regedor Mwakapenda, por nós entrevistado.

VOA/CMJSPLT