segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BRASIL- Eleições Presidenciais na porta


O dia 3 de Outubro é o "primeiro turno" para as eleições no Brasil. Os eleitores, que são actualmente mais de 135 milhões – mais 7,8 por cento do que em 2006 –, irão à "urna electrónica" escolher os seus candidatos. Estão em causa 27 cargos de governador, todos os 513 lugares de deputado e ainda dois terços do Senado, com 81 membros. Isto, claro, para além da eleição do Presidente.

Uma das questões da campanha tem sido a "lei da Ficha Limpa", que impede as candidaturas de políticos condenados por crimes graves. Pelo menos 308 políticos deverão perder o direito de se candidatar por terem sido condenados por crimes de homicídio, tráfico, formação de quadrilha, corrupção e furto.
Também o papel do Presidente, Lula da Silva, como "cabo eleitoral" da candidata do seu partido, Dilma Rousseff, tem sido muito falado - o PT acusa o Tribunal Superior Eleitoral de perseguição política e considera mesmo mover uma acção judicial contra uma procuradora.
No entanto, segundo as contas feitas pelo jornal “Estado de São Paulo”, a justiça eleitoral moveu mais acções contra o PSDB de José Serra do que contra o PT de Lula: 16 acções contra os "tucanos" e 12 contra os "petistas" por violações da lei eleitoral.

fonte: o publico.pt