quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Angola: apelos à Libertação de activistas das Lundas de acordo com Anne Miti da Amnistia a BBC


Louise Redvers
Correspondente da BBC em Luanda




Em Angola, o grupo de Direitos Humanos Amnistia Internacional lançou UM Apelo Para a Libertação , Por Motivos de saúde , de UM grupo de Mais de 30 Prisioneiros , ALGUNS deles soluço Custódia policial HÁ Mais Uma de ano , os crimes contra Por um Segurança do Estado.
O grupo encontra- se detido Na unidade prisional do Conduege , no Dundo , a capital da Província da Lunda Norte, Uma Região rica em diamantes .

Todos São MEMBROS da COMISSÃO do Manifesto Jurídico sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe .

Criado em 2007, o grupo Pretende uma autonomia Administrativa e Financeira do ex- reino Tchokwe , Composto Pelas actuais Províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Kuando Kubango.

Como Angolanas Autoridades acusaram uma comissao da Lunda Tchokwe de possuírem Uma ala militar eA BBC TeVe Acesso Documentos Relativos um AO Processo Levantado contra o grupo Contendo alegações de Que OS 34 indivíduos teriam distribuído panfletos Visando a " Ordem da desestabilização "e territorial nacional .

Riscos

Desde 2009 Cerca de 270 Pessoas presas e Foram detidas temporariamente , 37 permanecem Mas soluço Custódia policial .

O Seu Julgamento estava previsto Para o Passado MÊS de Novembro, Mas Uma irregularidade processual Levou A SUA Suspensão indefinidamente , nao tendão Sido dados Marcada nova Para a SUA Realização .

Muluka -Anne Miti , da Amnistia Internacional explicou que A SUA Organização Não toma partido relativamente Às Exigências da comissao da Lunda Tchokwe , Mas questiona a Legalidade das detenções .

O Artigo 26 º da Lei 7 / 78 , a Lei dos Crimes contra um Estado Que fazer Segurança determinação "todo e qualquer acto , nao previsto nd lei, Que ponha OU POSSA Perigo em Pôr um Segurança do estado Será punido ".

Muluka -Anne Miti Disse Ainda a BBC Que OS serios detidos enfrentam Riscos de saúde e Mesmo de morte , devido Às péssimas Condições Encontram Que em si, agravadas Pela Falta de saneamento e de água potável , insuficiência Pela Como bem e «má Qualidade da Alimentação.

Num Relatório publicado ESTA Semana , a Amnistia Internacional , comunique Que Quase de Todos os dez detidos Sofrido de vômitos , diarréia , perda de Sangue NA urina e fezes NAS , sofrendo Ainda de malária e pneumonia , parágrafo como Quais Não Estão os receber um Tratamento médico .