segunda-feira, 30 de novembro de 2015

POLICIA EM CAPENDA CAMULEMBA TENTA ASSASSINAR PACATO CIDADÃO, PORQUE TEM SOBRINHO ACTIVISTA DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

POLICIA EM CAPENDA CAMULEMBA TENTA ASSASSINAR  PACATO CIDADÃO, PORQUE TEM SOBRINHO ACTIVISTA DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE


Capenda, 29/2015 – A Policia em Capenda Camulemba, esta a ser acusada de tentativa de assassinar o cidadão Jeremias Tito Muatxissako, tudo porque o mesmo tem um sobrinho que é activista do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, segundo informações de testemunhas no local.



A população que presenciaram a acção, disse que,o pacto Sr Muatxissako, ontem por volta das 10 horas, resolveu levar  a sua motorizada para ser reparada, e, foi abordado por um agente da Policia nacional em Capenda Camulemba,  Osvaldo Alberto Kaximba, pediu a documentação da motorizada, e lhe foram entregue para as averiguações, consta que não ouve anomalias ou faltas no processo.


Em seguida, o agente, pediu que Muatxissako lhe entregasse 10.000,00 mil kuanzas, sem explicação aplausível ou alguma justificação. Este disse que não possuia aquela quantia e, também queria saber a razão para lhe dar aquele valor.


O agente da policia, Osvaldo Alberto, sem meias medidas, disse que se estivesse fora da localidade o teria matado, por duas razões; porque tem um sobrinho que é activista do protectorado e, outra, não deve refirar com as ordens do agente da autoridade.


Assim o cidadão Jeremias Tito Muatxissako, foi, ontem levado ao Comando Municipal da Policia de Capenda Camulemba, que em seguida começaram a torturar o cidadão, sob olhar da população.


A secção da tortura foi de tal forma que alguns populares tentaram invadir o Comando da Policia. O cidadão dormiu no Comando. Ontem mesmo, ouve intervenção do agente de investigação criminal, para se apurar as razões do porque a policia agrediu o cidadão.


Mais detalhes ao assunto, durante esta manhã de segunda feira 30 de Novembro, que acreditamos, o Comandante Municipal deve intervir...


Os abusos de poder, continuam a fazer morada em toda Lunda Tchokwe, para além, de continuarem a violar constantemente os direitos humanos.



Por Fiel Muaku