O DISCURSO DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS POR
OCASIÃO DO 40º ANIVERSÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA E DA DEPENDÊNCIA DA LUNDA
TCHOKWE
No seu discurso, José Eduardo dos
Santos, também presidente do MPLA e Titular do Poder executivo, disse que “hoje
é dia de glória! Dia de alegria! Há quarenta anos, a 11 de Novembro de 1975, o
povo angolano libertou-se para sempre da dominação estrangeira e proclamou a
sua liberdade e independência nacional.”
Que
se libertou da dominação física estrangeira é verdade. Que proclamou a
independência, também. Quanto à liberdade, essa está à vista de todos os que
teimam em pensar de forma diferente do poder instituído.
“Diz o nosso hino: “Oh, pátria, nunca mais esqueceremos os heróis de 4
de Fevereiro/Oh, pátria, nós saudamos os teus filhos tombados pela nossa
independência!” Na verdade não foi fácil, não recebemos a independência
numa bandeja de prata. Ela foi conquistada pelo nosso povo com suor e
sacrifício, através de uma luta difícil e muito corajosa em que se envolveram
várias gerações durante a tentativa de ocupação colonial efectiva de Angola por
Portugal”, afirmou Eduardo dos Santos.
E continuou:
“Os representantes do rei de
Portugal chegaram ao reino do Congo em 1482 e, em sucessivas missões,
estabeleceram relações de amizade e cooperação que se desenvolveram normalmente
e com benefícios recíprocos para as duas partes durante cerca de cem anos.
Entretanto, Portugal modificou
unilateralmente a sua política de cooperação bilateral e iniciou pela força a
ocupação do território do rei do Congo e de outros soberanos vizinhos.
Quem eram esses outros soberanos vizinhos? E se eram soberanos vizinhos
sem nenhuma ligação com o Reino do Congo, porque hoje são chamados de Angolanos?
Porque José Eduardo dos Santos não mencionou no seu discurso os nomes de outros
soberanos vizinhos do Reino do Congo? Esses reinos ou soberanos vizinho é o
Imperio Lunda, o Reino de Ndongo, Reino de Benguela ou Bailundo, o Reino do
Kuanhama entre vários.
Nesse território passou a extrair
recursos naturais, a ocupar terras e a fixar cidadãos portugueses e iniciou
como um negócio muito lucrativo o comércio de escravos, que eram transportados
em navios, em grande número, para o Brasil e para outras paragens do continente
americano.
Segundo alguns historiadores dos
cerca de quatro milhões de escravos levados de África para o Brasil, metade,
isto é, cerca de dois milhões, saíram de Angola. Essa deve ser a principal
razão porque a população de Angola não é mais numerosa, pois supõe-se que ela
devia ser hoje superior a 50 milhões de habitantes, em vez dos cerca de 26
milhões que somos.
O desenvolvimento desta política de
ocupação e pilhagem levou as autoridades portuguesas à definição de um estatuto
político-administrativo, económico, social e cultural, com regras militares e
de segurança, para o controlo absoluto da colonização do país e para a
submissão dos angolanos, que passaram a estar integrados em todos os
territórios retirados pela força aos soberanos mortos ou desaparecidos.
Os
tratados assinados com os soberanos Lunda Tchokwe, chama-se a isso, soberanos
mortos ou desaparecidos? A história que o senhor presidente bem menciona, ela é
um facto que jamais muda, não desaparece nunca.
Estes angolanos perderam todos os
seus direitos, até o direito à nacionalidade e ao seu património, cujo valor
podia ser alterado por medidas administrativas. Perderam também o direito ao
exercício de actividades políticas.
As injustiças culturais
gritantes, assim como a humilhação e a violação sistemática dos direitos
fundamentais, motivaram esses angolanos a organizar protestos e revoltas para
se libertarem da opressão colonial.”
Com
mais ou menos precisão, este é um relato histórico que corresponde à verdade. À
verdade histórica. Eduardo dos Santos esquece, contudo, que são também “as
injustiças culturais gritantes, assim como a humilhação e a violação
sistemática dos direitos fundamentais”, que motivam hoje – 40 anos depois da
independência – “outros angolanos a organizar protestos e revoltas para se
libertarem da opressão”.
E continuou:
“Ao celebrarmos a proclamação da independência não devemos nos esquecer daqueles que sonharam com a liberdade do povo e resistiram com valentia ao longo da nossa História. Os nossos reis que lutaram com bravura e preferiram morrer a lutar do que renderem-se ao ocupante estrangeiro são os nossos heróis, que inspiraram com o seu exemplo todos os patriotas angolanos que continuaram a batalha até ao fim.
Não nos devemos esquecer também que
a arma mais perigosa usada contra os angolanos foi a da divisão das suas
fileiras. Recorreram ao tribalismo, ao racismo, ao regionalismo e à intriga de
todo o tipo para enfraquecer os angolanos!
Nessa altura, em Angola havia,
segundo os critérios das autoridades colonialistas, população branca, mestiça, preta
assimilada e preta indígena. Aos brancos os seus direitos eram respeitados
plenamente. Aos mestiços e pretos assimilados só alguns direitos e muito poucos
eram respeitados e a sua ascensão aos cargos de chefia e direcção na
administração pública e do Estado era muito limitada.
A população indígena que era a
grande maioria não tinha praticamente direitos nenhuns, vivia à mercê da
bondade do homem branco. Esta escala de valores baseada no racismo e na
injustiça social serviu para dividir entre si os mestiços, pretos assimilados e
indígenas e facilitar a execução da política colonial. O acesso ao ensino, à
saúde, à água canalizada, ao saneamento, ao emprego era dificílimo.
O colonialismo não teria durado
tanto tempo se os angolanos fossem mais coesos ou se conseguissem realizar a
união de todas as forças nacionalistas mais cedo. Esta união, de facto, foi
alcançada nalguns momentos, mas durou muito pouco tempo.”
Hoje,
40 anos depois da independência, Angola vive uma outra espécie de colonialismo
em que o regime divide os angolanos em dois grupos. Os negros que são a elite
do poder, e os pretos que são os restantes. Para estes a independência ainda
não chegou.
Continua o Presidente:
“Depois da segunda Guerra
Mundial, que terminou em 1945, a resistência ao colonialismo assumiu uma forma
superior de luta. Surgiram alguns intelectuais e quadros com conhecimentos
teóricos e visão estratégica que permitiram lançar as bases para começarem a
ser criados os partidos políticos e movimentos de libertação nacional, para mobilizar
e aglutinar as massas populares no campo e nas cidades para a luta, sem olhar a
origem étnica, racial ou religiosa. A nossa luta de libertação nacional deu um
grande salto qualitativo.
Depois de analisar a situação
política do país e constatar a recusa de Portugal de conceder a independência
nacional ao povo angolano, um dos movimentos nacionalistas – o MPLA – declarou
em 1956 que o colonialismo não cairia sem luta e em 4 de Fevereiro de 1961 deu
início à luta armada de libertação nacional, que se ampliou sob o impulso da
UPA/FNLA no dia 15 de Março, no norte do país, mantendo-se essa luta até à
queda do colonialismo.
Tudo levava a crer que o MPLA, a
FNLA e a UNITA, que se afirmavam no terreno da luta armada como movimentos de
libertação, iriam ultrapassar rapidamente as suas divergências e acelerar a
derrota do exército colonial português, mas isso não aconteceu porque a unidade
não foi alcançada.
Os nossos inimigos e adversários
continuaram “a dividir para melhor reinar”, no plano político interno e
internacional, e foram necessários treze anos para levar o exército colonial à
exaustão, por causa da guerra não apenas em Angola, mas também na Guiné-Bissau
e em Moçambique. Isto levou as Forças Armadas Portuguesas a efectuarem um golpe
de Estado em Portugal.
Assim, o governo português não
teve condições para continuar a sua política e teve de negociar e estabelecer o
cessar fogo e o Acordo de Alvor para a independência de Angola.
Formou-se, então, em 31 de
Janeiro de 1975, um governo de transição misto, com representantes de Portugal
e dos movimentos de libertação, com vista a criar condições para a
transferência de poder ao vencedor das eleições a realizar antes do 11 de
Novembro de 1975.
Esse governo de transição
implodiu, porque entretanto reacendeu a guerra entre o MPLA, a FNLA e a UNITA,
forçando-os a instalarem-se em momentos distintos em Luanda, no Uíge e no
Huambo, onde cada movimento acabou por proclamar a independência nacional. Mas,
foi a independência nacional proclamada pelo MPLA e pelo Dr. Agostinho Neto, em
Luanda, que mereceu o reconhecimento interno e internacional.
O Brasil, país ao qual nos ligam
laços de sangue, acreditou em nós desde a primeira hora e foi o primeiro a
reconhecer a nossa independência. Neste dia, não nos podemos esquecer da
Nigéria e do apoio diplomático e ajuda financeira que prestou ao governo de
Angola nos primeiros momentos da sua existência.
À luz destes factos, é de notar
com orgulho o importante papel que Agostinho Neto desempenhou na história do
nosso povo e exprimimos o nosso reconhecimento pela sua contribuição ímpar e o
nosso compromisso de prosseguir os nobres ideais de paz, justiça e bem-estar
para todos.
Em 1978, Agostinho Neto,
Presidente da República de Angola e Ramalho Eanes, Presidente da República de Portugal,
assinaram em Bissau, capital da Guiné, o acordo sobre as relações diplomáticas
entre os dois países, na base do respeito mútuo e da soberania,
restabelecendo-se também os laços de amizade e cooperação criados pelo rei de
Portugal com o rei do Congo em 1482 e que foram ignorados cem anos depois
quando se escolheu o caminho errado.
Estamos certos de que quer em
Angola quer em Portugal as pessoas de bem vão continuar a desenvolver com
confiança as relações privilegiadas que existem entre os dois povos e Estados,
fundadas numa amizade sincera, solidariedade exemplar e cooperação com
vantagens recíprocas, dando cada vez menos espaço ao saudosismo e o espírito de
vingança e de reconquista de pessoas de má fé.”
Por
ainda não ter ultrapassado o complexo de vitimização, bem como a síndrome dos
tempos do partido único, Eduardo dos Santos não resiste a ver “espírito de
vingança e de reconquista de pessoas de má fé” por parte de uma sociedade, a
portuguesa, que apenas quer para nós, angolanos, o mesmo que quer para ela:
justiça, equidade, liberdade, fraternidade.
Continuemos com o discurso:
“Quatro anos depois da
proclamação da independência nacional, faleceu o primeiro presidente de Angola,
quando o país ainda estava em guerra, a Namíbia estava ilegalmente ocupada pelo
regime do apartheid da África do Sul e o Zimbabwe oprimido pelo regime de
minoria branca racista de Ian Smith.
A república de Angola emerge
assim de um conflito regional longo que o opunha à África do Sul, dirigida pelo
sistema do apartheid, a toda a África e em que Angola se encontrava na linha da
frente do combate pela libertação total do nosso continente.
O apartheid era um regime de
minoria branca racista que discriminava a maioria negra e não respeitava os
seus direitos civis e políticos. A África e o mundo apoiavam a luta do ANC,
dirigida por Oliver Tambo enquanto Nelson Mandela se encontrava na prisão.
Foi uma época em que o mundo
estava dividido em dois blocos: o Bloco Ocidental ou capitalista e o Bloco do
Leste ou socialista. O apartheid tinha grandes apoios no Bloco Ocidental. As
forças amantes da paz e do progresso, e as do Bloco socialista, apoiavam o povo
sul-africano e África.
Nesta luta, o apartheid foi
derrotado e perderam a face todos os seus aliados e apoiantes. A república de
Angola desempenhou um papel de grande relevo ao participar exemplarmente com as
FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) em batalhas de grande
envergadura contra unidades do exército sul-africano nas províncias do Cunene e
do Cuando Cubango, que ocupavam ilegalmente, e onde foram derrotadas nas
localidades do Cuito Cuanavale, Chipa e Calueque.
A batalha do Cuito Cuanavale foi
uma das mais importantes que ocorreu em África ao sul do Sara, entre Angola e a
África do Sul, depois da segunda Guerra Mundial. Nela participaram mais de 24
mil homens. Do lado de Angola combateram mais de 9 mil homens, com 62 tanques,
51 carros blindados, 113 peças de artilharia, 288 veículos de transporte, duas
esquadras de aviões de combate e uma de aviões de apoio e reconhecimento, uma
esquadra de helicópteros de ataque e outra de helicópteros de apoio e resgate.
As vitórias abriram caminho para
a assinatura em Nova Iorque, em Dezembro de 1998, do acordo entre Angola,
África do Sul e Cuba, sob mediação dos Estados Unidos da América, pondo fim ao
conflito regional e permitindo a independência da Namíbia, a libertação de
Nelson Mandela e a abolição do sistema do apartheid. Deste modo, foi
conquistada a libertação total de África e realizado um maiores sonhos do nosso
continente!”.
Ao
que parece, Eduardo dos Santos reescreve uma parte da História, esquecendo a
presença – do lado das FAPLA – de cubanos e soviéticos, e das FALA do outro
lado. Esquece igualmente que o MPLA foi obrigado a sentar-se à mesa de
negociações, a convidar os seus parceiros militares a ir embora e a acabar com
o monopartidarismo.
Prossegue Eduardo dos Santos:
“Como uma nação orgulhosa da sua
História e dos feitos heróicos dos seus filhos, rendemos uma vibrante homenagem
a todos os patriotas que com o seu sacrifício e com o seu sangue regaram
generosamente a nossa terra para construir a nossa liberdade.
Exprimimos os nossos
agradecimentos pela ajuda material e pela solidariedade que nos brindaram os
países amigos, individualidades e organizações durante a luta de libertação
nacional. Sublinhamos a Argélia, o Egipto, Marrocos, o Congo Brazzaville, a
Tanzânia e a Zâmbia.
Agradecemos e enaltecemos a ajuda
de Cuba, cuja solidariedade combativa foi decisiva para a resolução do conflito
regional da África Austral. Uma palavra de agradecimento à Rússia, herdeira da
União Soviética, que colocou a sua pedra na construção de uma grande epopeia
nesta parte de África.
Com o termo deste conflito
regional, Angola encontrou os caminhos para a resolução do seu conflito interno.
O governo e a UNITA, depois de um longo percurso entre a guerra e a paz,
acabaram por virar para sempre a página da guerra. Falou mais alto a voz dos
sábios, dos bravos e das mães que esperavam pelos seus filhos.
A paz chegou para ficar! O país
entrou na via da estabilidade, da paz, da unidade e da reconciliação nacional.
Em 2002, iniciámos uma nova marcha sob o signo da esperança e da confiança em
nós mesmos. Foi abandonado o princípio segundo o qual a guerra é a continuação
da política por outros meios.
Hoje a política é feita por meios
pacíficos e democráticos. Na política não vale tudo. Ela pressupõe o respeito
pelo próximo, pelos princípios éticos, morais e cívicos. Felizmente, na luta
política pacífica e democrática surgiu uma Constituição moderna ajustada à
nossa realidade e que indica como devemos organizar o Estado, a sociedade e a
economia.
A Constituição da República
define o Estado angolano como um Estado Democrático de Direito, que tem como
fundamentos a separação dos poderes e a interdependência de funções. Consagra a
independência dos tribunais e a legitimação do poder político através de
eleições livres, periódicas e multipartidárias, baseadas no sufrágio universal,
e consagra também o respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais,
pelo direito de participar em actividades políticas e associativas, assim como
uma economia assente nas regras do mercado.
O modelo de economia centralizada
foi há muito abolido e foram estabelecidas as bases jurídicas para a
organização da economia social de mercado, em que o sector privado se afirmará
cada vez mais como a principal fonte de criação da riqueza nacional, da
realização da actividade económica e da criação de emprego.
Como foi ao longo da História,
noutras latitudes, a transição do modo de produção anterior para o modo de
produção capitalista coloca como questão essencial a acumulação primitiva do
capital. Angola está a desenvolver-se com base em regras gerais universalmente
aceites, mas respeitando as suas especificidades e a sua História.
Não podemos estruturar o sistema
económico nacional sem a presença no mundo do capital e do trabalho de empresas
e grupos económicos angolanos conscientes e fortes, pois eles serão a garantia
da nossa independência.
Há quem pretenda confundir deliberadamente
este exercício de promoção e defesa do interesse nacional com a promoção da
corrupção para enfraquecer o nosso país, porque sabe que a acção contra a
corrupção é conduzida por outros meios.
Aos angolanos não podem ser só
reservados espaços ao nível das micro, pequenas e médias empresas e dos
negócios financeiros. Têm também de ganhar terreno nos mercados globais e
procurar competir a seu tempo de igual para igual.
Temos de convir que o país está a
realizar um esforço louvável no domínio da reabilitação e da construção de
infra-estruturas e formação de quadros. E vamos, naturalmente, continuar a
prestar maior atenção à educação e à saúde.
Em 1975 tínhamos uma taxa de
analfabetismo de mais de 95 por cento. Hoje essa taxa baixou para cerca de 35
por cento. No ensino primário temos actualmente cinco milhões, 70 mil e 800
alunos, enquanto que no secundário encontram-se matriculados um milhão, 604 mil
e 549 alunos.
Só havia uma universidade e o
país não tinha mais de 40 licenciados. Hoje funcionam 62 instituições de ensino
superior, que oferecem um total de 436 cursos.”
Esquece-se
Eduardo dos Santos que, com um governo competente e com uma democracia de
facto, não apenas de jure, a situação seria muito melhor. Esquece-se também de
dizer que não existe uma única democracia no mundo onde o presidente da
República esteja há 36 anos no poder. Além disso mente ao dizer que o país só
tinha, em 1975, 40 licenciados. As contas estarão certas se, parece ser o caso,
para o Presidente não existiam angolanos brancos.
Continuemos:
“Outra questão. Quantas pessoas
viviam em casebres sem saneamento básico, sem luz eléctrica, sem água potável e
sem infra-estruturas nos musseques e nas sanzalas? Não vou errar se disser que
era mais de 75 por cento da população do país. Hoje 60 por cento da população
tem acesso à água potável e à energia eléctrica e esta percentagem tende a
aumentar.
Angola conquistou a paz, uniu
todos os seus filhos e reconstruiu praticamente todo o país, que foi devastado
por uma guerra que durou mais de 27 anos. É nosso dever consolidar a
estabilidade política e todas estas conquistas na base de uma estratégia que
vise a estabilidade macro-económica, a construção de infra-estruturas, a
qualificação dos quadros e o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação,
por forma a garantir um crescimento sustentado do PIB acima dos seis por cento
e um desenvolvimento económico e social inclusivo.
Deste modo, podemos acelerar a
diversificação da economia e o crescimento do emprego, reduzir
significativamente a pobreza e promover a inserção da economia nacional na
economia mundial.
Sabemos que os jovens querem tudo
resolvido de um dia para o outro. Assim foi em todas as gerações anteriores.
Somos um país independente, respeitado e admirado por muitos por causa do bom
trabalho do seu povo, e da sua juventude em particular. Temos que continuar a
transformar a energia e o dinamismo da juventude em alavanca para continuarmos
a construção de uma nação mais próspera, feliz e justa.
O país deve fazer tudo para
oferecer à juventude cada vez mais oportunidades de crescimento pessoal e
profissional. Dois terços da nossa população, que é a nossa maior riqueza, têm
menos de 25 anos de idade. A nação deve assumir como sendo seu dever trabalhar
para garantir um futuro melhor à juventude e às gerações vindouras.
É necessário também trabalharmos
no sentido de se assegurar a contínua promoção da mulher, visando o aumento do
seu número em cargos políticos e administrativos, a igualdade do género e o
combate à violência doméstica.
O nosso país alcançou realizações
em todos os domínios da vida, que nos enchem de orgulho e que são o resultado
do génio e do trabalho de todos os cidadãos.
Saúdo todos os que se empenham na
aplicação das leis e dos programas do Executivo e tornam a nossa governação
cada vez mais inclusiva e competente. A obra humana pode ser aperfeiçoada
sempre e saudamos também aqueles que apoiaram a governação do país, formulando
críticas e sugestões positivas.
No plano externo todos os países
realizam esforços para preservar a paz e a segurança e promover o bem-estar das
suas populações. Foram, por isso, definidas as normas de convivência e de
relacionamento para tornar o mundo mais seguro e garantir uma vida digna para
todos.
Angola não é uma excepção e tem
cumprido todos os seus compromissos, respeitando as normas de convivência e
relacionamento bilateral e multilateral, porque pugna por um mundo mais seguro,
mais justo, mais solidário e mais fraterno.
Infelizmente, o egoísmo e o
desrespeito das normas do direito internacional e particularmente a ingerência
nos assuntos internos de outros Estados por países mais fortes são factores que
geram instabilidade, tensão e conflitos armados com consequências políticas e
sociais graves, pondo em risco a segurança internacional.
A nossa esperança e confiança
recaem sobre as Nações Unidas que deve ser dotada de todos os instrumentos para
que proteja melhor a paz, a segurança e os interesses de todos os povos,
começando por uma melhor coordenação da acção global contra o terrorismo e a favor
da protecção do planeta do aquecimento global e das consequências negativas das
alterações climáticas.
O nosso país é muito respeitado e
goza de grandes simpatias porque desde a proclamação da independência nacional
tem levado a cabo uma política regional e internacional norteada pelos
princípios da defesa da liberdade, da autodeterminação e independência nacional
dos povos e da amizade e cooperação mutuamente vantajosa entre os Estados.
Angola respeita as cartas da
União Africana e das Nações Unidas, onde pela segunda vez desempenha o papel de
membro não permanente do seu Conselho de Segurança. E junta a sua voz aos que
reclamam pela reforma das Nações Unidas, a fim de a ajustar às necessidades do
mundo multipolar em que vivemos e de assegurar uma presença permanente, em pé
de igualdade, do representante de África no seu Conselho de Segurança.
A defesa dos interesses de África
é uma prioridade absoluta da nossa diplomacia. Continuamos a desenvolver como
no passado uma diplomacia activa e construtiva, tanto no plano bilateral como
no multilateral, para fortalecer a amizade e a cooperação e estabelecer
parcerias vantajosas para as partes envolvidas.
A roda da História gira para
frente e revela as novas facetas, vitórias e sucessos dos que ousam ser
perseverantes e determinados. Angola tem condições para continuar a evoluir e
ser sempre uma estrela nos céus de África.”
Só
faltou dizer que se mais o regime não fez ao longo deste 40 anos de poder a
culpa é dos que, jovens ou não, teimam em querer que Angola seja um Estado de
Direito onde, de uma vez por todas, a força da razão substitua a razão da
força.