segunda-feira, 20 de abril de 2015

TRIBUNAL DO DUNDO, PODE PRONUNCIAR SENTENÇA DOS ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE HOJE

TRIBUNAL DO DUNDO, PODE PRONUNCIAR SENTENÇA DOS ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE HOJE




Presos no dia 9 de Fevereiro de 2015, na localidade de Cafunfo, quando neste dia a Policia invadiu sem mandado de busca a residência do Activista do Movimento do Protectorado Oliveira Caetano e, dela substrairam 225 T-Shirts e, levaram o cidadão Oliveira na Unidade Policial, o que naquele dia provocou “IRA”, da população local que manifestaram o desagrado junto daquela unidade, tendo na altura a policia feito prisioneiros 40 elementos.



No prosseguimento, o Comando da Policia do Cuango, deu soltura 5 dias depois, 35 Activistas, na cadeia ficaram, 5 elementos, todos eles maiores de 50 anos de idade, por terem sido brutalmente espancados e torturados, no grupo havia um mais velho com 70 anos de idade, mal podia enfrentar um jovem fisicamente bem constituído e muito menos um agente da Policia altamente treinado.



A Policia como não tinha como justificar a sua macabra acção, inventaram que os cidadãos;  Domingos Coqueiro, Alexandre Sauanuque e Zeca Samuimba, teriam teriam invadido a Unidade Policial de Cafunfo com uma Pistola, Pedras e Catanas, uma grosseira mentira que o Juiz do Tribunal de Dundo, há mais de 90 dias tenta culpabilizar os Activista do Movimento do Protectorado sob sentença encomendada.



O que vamos assistir hoje no Tribunal de Dundo, é exactamente, um acto de intimidação, perseguição e da humilhação do povo Lunda Tchokwe, que o regime ditatorial e colonizador continua a praticar no nosso território, onde rouba as nossas riquezas e assassina o povo.



O acto tem inicio por volta das 9 horas, os Activistas do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, estão sendo assistidos por um Advogado Oficioso ao serviço do próprio regime, um Professor Universitário da Lueji Akonda.



Justiça seja feita para o bem da Paz, justiça se faz com verdade e não com mentiras, sentenças encomendadas não irão nos fazer recuar, a luta vai continuar até o alcance da AUTONOMIA em 2015.

De acordo com uma fonte do mesmo Tribunal, hoje será proferido a sentença, voltamos a materia mais tarde...


Por Sergio Augusto, Dundo.