quinta-feira, 23 de abril de 2015

DIAMANTE DE 63 QUILATES DESCOBERTO EM NOVA MINA DO REGIME DE ANGOLA NA LUNDA TCHOKWE

DIAMANTE DE 63 QUILATES DESCOBERTO EM NOVA MINA DO REGIME DE ANGOLA NA LUNDA TCHOKWE



Um único diamante com 63,05 quilates e tido como de "excecional qualidade" foi descoberto na nova mina diamantífera no aluvião do Lulo, na província angolana da Lunda Norte, anunciou a empresa Lucapa Diamond.



A informação consta de um comunicado daquela multinacional australiana, a que a Lusa teve hoje acesso, referindo tratar-se de um diamante que, além da dimensão, é também da categoria "mais rara" do mundo, denominada de "IIa".



De acordo com dados do Ministério das Finanças, cada quilate de diamante angolano foi vendido em 2014, em termos médios, a 146,84 dólares (136 euros).


Após seis anos de prospeção na zona, a exploração no Lulo arrancou este ano, no âmbito de um contrato para a concessão da produção naquela área válido por 35 anos.



Na fase anterior, ainda de prospeção, e noutra zona do Lulo, a Lucapa tinha já anunciado a descoberta de outros dois diamantes de grandes de dimensões, de 131,40 e de 95,45 quilates, daí as grandes expetativas em torno desta exploração.


"É o maior diamante descoberto desde que a Lucapa e os seus parceiros iniciaram a produção comercial no Lulo, em Janeiro de 2015, e demonstra o potencial para importantes descobertas deste tipo de grandes diamantes", afirma a empresa.


Esta nova mina diamantífera no aluvião do Lulo produziu 1.317 diamantes entre janeiro e março, segundo anúncio anterior da Lucapa. Em três meses de operação, foram processados 12.912 metros cúbicos de rocha, tendo permitido recuperar 1.335 quilates.


A empresa, que tem como parceiros angolanos neste projeto a estatal Endiama e o grupo privado Rosas & Pétalas, garante que com estes resultados será atingido em junho o objetivo de gerar 'cash-flow' positivo na atividade mineira, a partir do Lulo.


Anteriormente, na fase de prospeção que se prolongou durante seis anos, a empresa extraiu da área do Lulo 876,5 quilates, trabalhos que renderam, por si só, seis milhões de dólares (5,5 milhões de euros).


A concessão do Lulo dista 150 quilómetros da mina de diamantes de Catoca, a maior de Angola e quarta maior do género em todo o mundo, estando ambas localizadas na mesma área geológica. Envolve uma área específica de 218 quilómetros quadrados, incluindo mais de 50 quilómetros ao logo do rio Cacuilo.


Os diamantes constituem o segundo principal produto de exportação por Angola, a seguir ao petróleo.



LUSA