segunda-feira, 20 de abril de 2015

NO TRIBUNAL DE DUNDO A JUSTIÇA FOI FEITA, ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE EM LIBERDADE

NO TRIBUNAL DE DUNDO A JUSTIÇA FOI FEITA, ACTIVISTAS DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE EM LIBERDADE



Finalmente,  o Juiz do Tribunal de Dundo considerou que as alegações apresentadas pela Policia do Cuango/Cafunfo, não são verdadeiras, porque os arguidos conforme suas idades, todos eles maiores de mais de 50, não  seriam capazes de cometer actos de vandalismo contra uma Unidade Policial.


Juiz considerou também, que os arguidos não poderiam ter agido contra uma Unidade Policial bem treinada com uma unica pistola, era um suicidio para estes Activistas, que teriam encontrado a morte no local ou seja a reação da Policia seria de matar, não de contemplação.


Os actos subsequentes, foram para a Policia encobrir os seus actos de intolerância e artificios criminosas contra as populações.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, considera que a Policia do Cuango/Cafunfo deve ser responsabilizada criminalmente. Vamos apresentar  uma queixa contra aquele Comando Junto da Procuradoria  Geral da República em Luanda, por este e outros actos anteriores.


O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe agradece as acções de apoio recebidas dos meios de Comunicação Social Nacionais e Internacionais, as ONGs de defesa dos Direitos Humanos, Activistas particulares que atráves das redes sociais, empreenderam uma campanha de denuncias para que hoje os nossos compatriotas; Domingos Coqueiro, Alexandre Sauanuque e Zeca Samuimba fosse libertados.



O nosso agradecimento é extensivo aos organizadores da 1.º Conferência Nacional sobre o “Direito à Verdade e à Memória Colectiva em Angola”, que decorreu em Luanda de 14 à 16 do corrente, AJPD, ACC e a OPEN SOCIETY, que na declaração final dos seus trabalhos exigiram a libertação dos Activistas do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe.