quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

EM CABINDA EUCLIDES DA LOMBA CAPTURADO NUMA BASE DA FLEC E ESPANCADO BRUTALMENTE PELAS FORÇAS DO REGIME JES

EM CABINDA EUCLIDES DA LOMBA CAPTURADO NUMA BASE DA FLEC E ESPANCADO BRUTALMENTE PELAS FORÇAS DO REGIME JES




O Musico e Diplomata Angolano, filho de Cabinda Euclides da Lomba, foi encontrado na semana passada numa das bases da FLEC em Cabinda pelas forças afectas ao regime do Presidente José Eduardo dos Santos.



A fonte que denunciou o ocorrido ao blog do movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, baseado em Cabinda, disse que o Musico e Diplomata, uma personalidade de uma família muito respeitada em Cabinda e pelo próprio MPLA, disse que reafirmava a sua convicção a causa de Autodeterminação do seu povo e não o poderia deter.



Por causa desta sua determinação, os seus captores, agentes da ordem e segurança de Angola, mais nada tiveram que fazer, senão espanca-lo brutalmente sem piedade, torturando-o, para que ele afirmasse o seu apoio incondicional ao Regime do Presidente José Eduardo dos Santos, ao qual o seu clã esta comprometido.



A fonte disse que, Euclides da Lomba, sofreu as mais brutais torturas que um homem da sua classe política podia receber do regime, mas mesmo assim manteve a sua firme posição a favor da autodeterminação de Cabinda.




A fonte do Ministério da Defesa, que pediu anonimato, disse que o regime do Presidente José Eduardo dos Santos, esta a mater a questão Euclides da Lomba junto de sua família sigilosamente para evitar escândalos e encorajar a FLEC a prosseguir nas suas acções naquele território ocupado indevidamente.



O comandante da equipe que capturou Euclides da Lomba na base da FLEC, por sinal seu contemporâneo de estudos na Republica de Cuba, disse que, foi para ele um grande espanto encontrar o da “Lomba”, no meio dos da FLEC, e mesmo assim, falou com ele antes de receber “Kantambalas”, porque ele representa o MPLA em força nunca poderia imaginar o contrario, se ele esta agir assim, “creio que, ele esta a defender uma verdade e, ninguém deve lhe julgar, ele é intelectual, não é um analfabeto, e, isto nos diz tudo”, concluiu.




A informação parece que é um conto de fada, mais é a pura verdade do que esta acontecendo nos últimos dias em Cabinda, finalmente “EUCLIDES DA LOMBA”, reconheceu a luta patriótica de seus irmãos Cabindas e ele associou-se a causa, tal como acontece com  o padre Taty, Raul Danda, Mangovo Ngoyo, Nzita Tiago, Bonifacio e tantos outros intelectuais e filhos de Cabinda.




Por Taty Huambo em Cabinda