sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

DENUNCIA: CHINESES ILEGAIS EM ANGOLA ENCONTRAM ABRIGO NA LUNDA-SUL

DENUNCIA: CHINESES ILEGAIS EM ANGOLA ENCONTRAM ABRIGO NA LUNDA-SUL




Uma fonte da policia nacional Angolana em Saurimo que pediu o anonimato disse ao blog do Movimento do Protectorado que luta pacificamente para a autonomia da Nação Lunda Tchokwe, que uma rede integrado por oficiais de emigração em Luanda e o gerente dos empreendimentos económico de Paixão Júnior o PCA do BPC na Lunda-Sul, o também Oficial Superior na reserva da corporação da Policia Angolana, Sr Santos Bikuku, estão a transferir mão-de-obra barata de cidadãos chineses expulsos de Angola em situação de permanência ilegal para a Lunda-Sul.




Os mesmos ao em vez de serem expatriado a  China, são enviado ao território da Lunda Tchokwe para as empresas de construção a cargo do Santos Bikuko e integrados no seio dos outros legais ao seu serviço.




Dada gravidade da questão a fonte afecta ao Comando Provincial da Policia Nacional que pediu o anonimato não restou outra alternativa senão a denuncia da  questão neste portal que é muito visitado pelos governantes e outras autoridades para que se tome medidas concretas com essa falsa de ilegais chineses na Lundas e não só.




Como se não bastasse, um chinês espancou violentamente um cidadão Lunda Tchokwe que não quis prestar serviço de montagem de motocicletas em hora extra, e  o ofendido  revoltoso contra o chinês e com a pronta  intervenção da policia, no acto de esclarecimento o chinês disse categoricamente que ele não temia as autoridade policiais de Angola nem é culpado de tudo quanto está acontecer entre chineses e angolanos, porque quem assinou o compromisso da permanência chinesa em Angola e na Lunda Tchokwe para cem anos é vosso Presidente José Eduardo dos Santo, vosso chefe máximo e vos não tem poder suficiente para o contrariarem,  reafirmou dizendo que, vos angolanos estão condenados a viverem connosco a cem anos e nada poderão contra nós.



No seguimento, disse que pode sair das Lunda, mas vai para outro canto de Angola e como saiu de Luanda para a Lunda Tchokwe.




Deu as costa e retirou se da unidade policial ignorando-os sem que estes pudessem reagir. Em 2008, uma esquadrilha de motoristas chineses penetraram no recinto da Unidade Policial do Município de Saurimo junto do Bairro Luavuri, infringiram passados golpes aos polícias que se encontravam de serviço, tendo na ocasião ferido o próprio Comandante da Unidade, as autoridades Angolanas não haviam reagido, nem a imprensa local havia noticiado o assunto.



Parece que a onda chinesa já pegou, as autoridades estão de mãos atadas e nada podem fazer, tudo em nome dos biliões vindos do país do sol nascente da Ásia.




Por Ngongo Manuel em Saurimo