segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A PÉSSIMA DESCOLONIZAÇÃO E O SILÊNCIO DE PORTUGAL COMO RESPONÁVEL PELOS ACTUAIS CONFLITOS NAS SUAS EX-COLÓNIAS E DOS PROTECTORADOS

A PÉSSIMA DESCOLONIZAÇÃO E O SILÊNCIO DE PORTUGAL COMO RESPONÁVEL PELOS ACTUAIS CONFLITOS NAS SUAS EX-COLÓNIAS E DOS PROTECTORADOS




A Péssima descolonização e o silêncio do estado Português como responsável pelos conflitos actuais nas suas ex-colónias e dos protectorados assinado com a Nação da LundaTchokwe em África.



Os Heróis do mar autor moral e material de actuais conflitos políticos e administrativo que hoje se vive um pouco em todas as suas ex-colónias e protectorados em África, (Angola, Guine Bissau, Lunda Tchokwe, S. Tomé e Moçambique); Asia (Timor-Leste) e em América (Brasil); este último sabiamente numa convivência democrática delineado pelo Ocidente desembocou num Federalismo que sem dúvida tornou uma nação sadiamente que convive na diferença multicultural exemplar.



A ex-potência europeia perdeu a oportunidade e a credibilidade pelo facto de ter delineado uma política futurista conflituante diferente com das outras potências colonizadoras e protectoras tal como a Inglaterra, França, Espanha etc.




Porém estes a medida que ocupavam os territórios, delimitavam em nações indígenas sem a transgressão dos limites culturas: (hábitos, usos e costumes), também souberam respeitar a dignidade do alheio, embora estivessem a saquear e a colonizar os nativos com mão de ferro, humilhação e assassinatos acima de tudo.



Para Portugal, por carência dum potencial capital de recursos humano técnico e administrativo da época, optava por unificar várias nações em uma nação, como consequência; misturou os Congos dos Matambas, os Cuanhama dos Umbundu,e anexou escamoteadamente o Protectorado Lunda Tchokwe, pior reinado Europeia em Africa, como não teve capacidade politica de esclarecer ao Mundo que ofereceu a Nação Lunda Tchokwe para colónia de Angola.



As técnicas de dominação usadas pelo gigante de barro (Portugal) que desrespeitou até os tratados celebrados de protectorados com a Nação Lunda Tchokwe, sem dúvida é a maior vergonha da colonização Europeia em Africa, que a nova geração de portugueses devem tentar corrigir enquanto é cedo, sob pena de que o caminho que lhes espera pode estar a encurtar.



O que podemos aconselhar aos círculos políticos Portugueses e a comunidade internacional é debaterem seriamente o problema da LundaTchokwe e pressionar o Estado Angolano e Português a reverem as suas politicas da descolonização e assumirem publicamente os erros cometidos da época e reparar os danos na base da nossa opção pacifica para que o mundo não se desemboque em novos conflitos sangrentos; pois que advertimos a não se acomodarem com a luta pacífica do povo Lunda Tchokwe que já dura anos, sem o devido pronunciamento dos autores; de recordar que os Lunda Tchokwe são um povo historicamente conhecido Guerreiro até porque os homens passam mais a história permanece.



 “Um povo quando forja um grito, sente magoado sobre a mágoa almeja o ódio e vingança, que não é isto que o mundo espera”.



Ngongo Manuel