terça-feira, 14 de maio de 2013

Membros do Secretariado Regional do Protectorado na Lunda Norte recebidos em Audiência pelos Deputados da Assembleia Nacional


Membros do Secretariado Regional do Protectorado na Lunda Norte recebidos em Audiência pelos Deputados da Assembleia Nacional




Eugénio Ngolo Manuvakola e Sofia Mussonguela, ambos Deputados à Assembleia Nacional de Angola, pela Bancada da UNITA que se encontra em visita de trabalho às Lundas, para constatar e fiscalizar a acção governativa do Executivo Provincial do Regime do Presidente José Eduardo dos Santos, receberam em audiência no dia 10 de Maio do corrente no Dundo, membros do Secretariado Regional do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe.




Os Secretários Regionais, Paulo Muamuene, Domingos Capenda e Sérgio Augusto, foram portadores de uma Carta da Direcção do Movimento para aqueles Altos dignatários da NA de Angola, sobre a violação de direitos humanos na Lunda, sobre a prisão ilegal de membros do movimento e da reivindicação do direito da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe.




Os distintos Deputados já haviam recebido uma outra carta das mãos de Activistas Políticos do movimento do protectorado que se encontra a cumprir ilegalmente condenações injustas na cadeia da Kakanda, quanto estes visitaram aquele estabelecimento prisional, acção que custou o afastamento da actividade docente que os mesmos exerciam junto de outros reclusos.




Os Deputados prometeram igualmente encaminhar as cartas ao Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nando”.



De lembrar que, todas as Bancadas dos Partidos Políticos Angolanos na Assembleia Nacional (MPLA, UNITA, CASA-CE, PRS e a FNLA) e as Comissões, tem domínio sobre o processo reivindicativo da Autonomia da Nação Lunda Tchokwe, pelo facto do movimento ter feito entrega do “Dossier”.



O movimento de protectorado, reivindica Autonomia da Nação Lunda Tchokwe, faz mais de 10 anos. Já teve mais de 40 Activistas presos, hoje tem 4 Activistas na cadeia da Kakanda Lunda-Norte e mais 16 na Lunda-Sul.