sábado, 3 de novembro de 2012

RÁPIDAS DO MOXICO - FILHO MATA PAI POR CRENÇA EM FEITIÇARIA


RÁPIDAS DO MOXICO - FILHO MATA PAI POR CRENÇA EM FEITIÇARIA





O cidadão Quintas Muquil foi morto esta madrugada no bairro Canende, arredores do município do Luau, província do Moxico, pelo filho, que o acusava da prática de feitiçaria.


Segundo informações recolhidas no local pela Angop, a accão maléfica é resultado do facto de o filho acusar o pai de ser o responsável pela morte da mãe,
Verónica Francisco.


O suposto criminoso já está a contas com a justiça, encontrando-se detido no comando municipal da corporação.

 

Luau dista a 334 quilómetros da cidade do Luena, capital da província do Moxico.


IGREJA CATÓLICA RECOMPÕE-SE NO IMENSO LESTE DE ANGOLA



A Igreja Católica está a recompor-se na imensidão do leste de Angola.


O Bispo da Diocese do Luena refere-se ao facto como fruto da paz e dos esforços de missionários que a tranquilidade possibilitou o seu enquadramento em diversas localidades da região.


Justamente – disse – “com os benefícios da paz estamos a verificar o aumento da actividade eclesial especialmente no leste de angola, onde tantas comunidades pelos efeitos da guerra ficaram sem atenção missionária e hoje graças a Deus vemos este crescimento”.



“ Vemos este crescimento eclesial novo, graças a aquisição de tantos evangelizadores, a começar pelos próprios catequistas, pelos religiosos e religiosas, padres e madres da nossa diocese” – disse Dom Tirso Blanco.


“No ano de 2008, no começo eramos 30 missionários, actualmente somos 80 missionários estabelecidos em várias localidades” – disse Dom Tirso Blanco.



Tudo isto – acrescentou “está acompanhado de um esforço de facto reconstrução de restruturas, estamos em reabilitações e construções de estruturas, de igrejas e calculam-se aproximadamente umas 10 residências religiosas”. 

Importa notar que Moxico é a maior província de Angola em extensão territorial. Tem área de 223023km quadrados e população estimada de 750 mil habitantes. Comporta os municípios de Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Lumeje e Moxico.


O clima da província é tropical, com uma média de temperatura que varia entre os 22ºC e os 24°C.

A província foi o principal palco da guerra civil angolana que durou 27 anos.

Fonte: o apostolado