segunda-feira, 26 de novembro de 2012

JES prepara subtilmente filho ZENU para seu substituto na Cidade Alta da Presidência de Angola








Rumores insistentes dão conta de que o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos (JES), está a preparar subtilmente o seu filho, José Filomeno de Sousa dos Santos, mais conhecido por Zenu dos Santos, para lhe substituir ao cargo. Antes, os rumores apontavam a figura de Fernando Dias dos Santos dito Nando para substituir JES, depois de este ter submetido o mesmo aos estágios em vários cargos de soberania.


Nando foi bombardeado com as funções sucessivamente de Comandante-geral da Policia Nacional, Ministro do Interior, Primeiro-ministro, Presidente da Assembleia Nacional e Vice-Presidente da Republica.


Não se sabe que mosca picou o JES, este operou uma viragem de 180º na sequencia da qual substituiu Nando da sua preferência pelo – segundo a imprensa - “sobrinho” Manuel Vice como numero dois da lista de candidatos a deputados do MPLA, equivalendo a lhe projectar ao cargo de Vice-Presidente da Republica.


A “eleição” de Manuel Vicente como Vice-Presidente da Republica fez pensar no encerramento definitivo da corrida pela substituição de JES na Cidade Alta. Que engano! JES continua a baralhar as cartas, provocando uma confusão entre Nando e Manuel Vicente.


Nando deixou o cargo de Vice-presidente da Republica e regressou ah Presidir o Parlamento Angolano – fazendo dele a terceira personalidade da hierarquia do poder em Angola.


Um terceiro atleta. Trata-se do filho de JES, Zenu dos Santos, que entrou com a velocidade de luz na corrida começando por ser imposto pelo pai para o Conselho de Administração do Fundo Petrolífero (PF). A imposição de Zenu para o Conselho de Administração do Fundo Petrolífero não passou por um concurso público.


Pode prever-se uma disputa renhida  entre Manuel Vicente, Nando e Zenu dos Santos  na substituição do “Monarca” JES no poder a caminho de meio século.


Manuel Vicente foi sucessivamente Patrão da Petrolífera angolana SONANGOL e Ministro de Estado da Esfera Económica. Conhecendo-se devidamente a subtileza e renitência de JES em cumprir  os seus projectos, sem dúvida, este fará do filho ZENU o futuro Presidente do MPLA e da Republica de Angola.


O filho não dará tanto medo ao pai, que não poderá pedir contas sobre a gestão danosa de cerca de meio século de poder, como aconteceu com Keneth Kaunda e Frederick Chiluba, na Zâmbia.


Na Zâmbia, logo após de tomar o poder, Chiluba - antigo delfim de Kaunda - mandou prender o pai (Kaunda) que acusou de desvios  de fundos públicos.
Nando é – segundo a imprensa - muito ambicioso e considerado como alguém com muitos apetites pelo poder – o que é natural para todos os bófias do Mundo, as piruetas políticas de Putin na Rússia são exemplos de realce – e não custara nada para que Angola conheça momentos rocambolescas se este venha a substituir Dos Santos.


Como Comandante-geral da Policia Nacional e Ministro do Interior, Nando foi o patrão da Inteligência (Bofia) e nesta qualidade ele deve conhecer os segredos de JES mesmo os mais íntimos como os descaminhos de fundos do Estado, dos Assassinatos políticos, do 27 de Maio de 1977, Sexta-feira Sangrenta e os Acordos secretos existentes no país.


O Kiula vokekota muna nkalu fiononoka” (O sapo entra numa cabaça ou garrafa emagrecendo-se, basta entrar engorda-se) – diz uma sabedoria kikongo.


O apetite vem comendo e JES teme que Nando vira guloso depois de lhe substituir ao poder. Quanto a Manuel Vicente, JES começou a confiar nele para o cargo, mas logo após a tomada de posse deste como Vice-Presidente, o “Dono” de Angola começou a desconfiar deste “delfim”.


Manuel Vicente parece não aceitar ser um simples moço de recado, corta-fita ou bajulador do chefe. Ele também procura ganhar visibilidade que no futuro possa propulsar-lhe ao cadeirão máximo do poder no país.


Na cidade do Namibe, Manuel Vicente presidiu o acto central do 37º aniversário da Independência de Angola, em representação do Presidente da Republica.


Como é que um Vice-Presidente da Republica eleito vai representar um Presidente da Republica eleito, nas mesmas condições de atípica como ele?


Ambos foram mal eleitos, cada um deles é extraordinário e plenipotenciário. Ninguém deve representar ninguém.


A postura, o orgulho e os gestos manifestados por Manuel Vicente na tribuna quando falava aos militantes do MPLA – pois a oposição politica angolana boicotou o evento - pareciam demonstrar que caminha lenta mas seguramente para substituir JES nas Presidências do MPLA e da Republica.


Esta postura de Manuel deve ter tirado o sonho a JES que, mudando a arma de ombro, pensa no filho, Zenu dos Santos, como o delfim inofensivo.


Considera-se que a recente nomeação de  Zenu dos Santos para o Conselho de Administração do Fundo Petrolífero (FP) como um sinal forte que confirma a preparação do filho para substituir o pai na Cidade Alta.


Como acontece com quase todos os filhos e filhas de JES,  Zenu é ricaço sendo proprietário de vários empreendimentos económicos dentro e fora de Angola, entre os quais um Banco chamado Kwanza.


Alem desta riqueza mal-adquirida, o pai coloca sob a responsabilidade do filho a gestão do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) com um capital inicial de cinco mil milhões ou cinco bilhões de dólares norte-americanos.


Se tivesse a possibilidade, não custaria a JES colocar a gestão do ar que os Angolanos respiram sob a responsabilidade da sua progenitura (filhos).


Todos os maiores e melhores empreendimentos económicos dentro e fora de Angola, como em Cabo-Verde, Portugal, Espanha, Brasil e noutros cantos do Mundo, pertencem aos filhos e filhas de José Eduardo dos Santos.


Quando os Angolanos questionam as origens verdadeiras de José Eduardo dos Santos, este pretende impor ao país o seu filho Zenu cuja mãe é de nacionalidade cabo-verdiana segundo a imprensa.


ZEDU, como é também chamado José Eduardo dos Santos brinca com a vulnerabilidade e fraqueza dos membros da direcção do MPLA, onde ninguém “muge nem tuge”, assim como da debilidade, venalidade e incoerência da oposição politica angolana.


Dos Santos conhece devidamente  as fraquezas dos seus companheiros do MPLA assim como da dita oposição politica. Todos os seus projectos – mesmo os mais maquiavélicos e diabólicos – são aceites e aplicados sem entraves dentro e fora do partido que dirige, o MPLA.


Brinca com o país, Angola, e com seus quadros como se fossem peões de xadrez. Tira, coloca, volta a tirar e a colocar quem bom lhe apetece em lugar que acha conveniente.


Esvaziou o Parlamento do poder e os Angolanos assistem boquiabertos as permutações dos governantes que mais tarde transformou em meros auxiliares seus, sem margem de manobra.


Prometeu assassinar o líder-fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, e cumpriu. Humilhou até a morte o Libertador de Angola, Holden Roberto, Presidente da FNLA.


Impôs o seu sobrinho Manuel Vicente ao cargo de Vice-Presidente da Republica, através de uma simulação eleitoral e conseguiu.


Joga nos três peões principais de xadrez nomeadamente Roberto de Almeida, Fernando Dias dos Santos Nando e Paulo Kassoma, permutando-os de lugares, ora Primeiro-Ministro, Vice-Presidente da Republica e Vice-Presidente do MPLA, simples deputados, e ninguém tuge nem muge.


Não há duvida nenhuma que o filho dele ZENU dos Santos substituirá o pai, sem que ninguém tenta abrir a boca. Quem abrira a boca, será para bocejar ou tossir e não para falar.


Estas veleidades de JES de transformar Angola em Monarquia, de que ele próprio é o Rei ou Imperador, tendem a generalizar-se em África.


No Togo, Gnassingbe Eyadema, impôs o seu filho Faure Gnassinbé, como líder da Assembleia Nacional, preparando-o a lhe substituir. O que veio a concretizar-se depois do falecimento do pai.


Na Republica Democrática do Congo (RDC), Angola, Zimbabwe, Uganda e o Rwanda impuseram o jovem Joseph Kabila para substituir o falecido pai dele,  Laurent Desire Kabila, assassinado.


No Gabão, o defunto Presidente, Omar Bongo Ondimba, depois da morte, foi substituído pelo filho, Ali Bongo.


No Senegal, o ex-presidente, Abdoulaye Wade, Karim Wade, tentou colocar o seu filho, Karim Wade, no palácio Presidencial, em sua substituição, se ganhasse as eleições.


Para preparar o terreno, Wade fez do filho Karim Wade ministro da Cooperação Internacional, dos Transportes Aéreos, das Infra-Estruturas e da Energia, departamentos dotados de avultados orçamentos e de múltiplos tentáculos.


O filho de Wade foi ainda conselheiro do seu pai e ocupou igualmente várias funções, incluindo o de director da Agência nacional de Organização da conferência Islâmica (ANOCI), encarregue de grandes projectos, dos quais a construção de hotéis, das estradas, para a cimeira da OIC realizada em Março de 2008, em Dakar.


Na Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang, filho mais velho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema poderá suceder o seu pai, que tomou o poder há 23 anos naquele país rico em petróleo.


Nguema fez do filho de 34 anos de idade - também chamado como Teodorin  - deputado do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), Ministro de Estado para as Infra-estruturas e Florestação, e capitão do Exército e é considerado o homem mais rico da Guiné Equatorial, depois do seu pai.


O seu pai, General Obiang Nguema, de 62 anos, tomou o poder em 1979 depois de um golpe de Estado quando tinha 37 anos. Compete com JES em termo de longevidade no poder, em África.


Na Líbia, o filho do ex-líder líbio Muammar Kadafi, Saif al-Islam Kadafi, era o homem poderoso do país e foi ele quem decidia tudo ao lado do pai.


No Egipto, Gamal Mubarak, filho do presidente Hosni Mubarak, era apontado como provável sucessor de Mubarak.

SIKAMA (Acordar, Despertar)
Por Makuta Nkondo